A INFLUÊNCIA DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Concepções de EducaçãoResumo
RESUMO: Este artigo tem como finalidade refletir sobre as concepções de educação sobre as políticas públicas voltadas à formação de professores, tendo por base a visão de Palumbo (1994) em relação à formulação e análise de políticas. Para este autor, a política pública é uma categoria analítica utilizada por pesquisadores que investigam a atividade governamental ao longo do tempo e que, tal qual um alvo em movimento, está em constante evolução no contexto histórico, refletindo as intenções, ações e comportamentos daqueles que a formulam. Assim, ao considerar a formação de professores como um campo de estudo, faz-se necessário refletir sobre os fundamentos das políticas públicas nessa área, já que elas influenciam diretamente na preparação dos docentes e são iluminadas por uma concepção de educação desde o momento de sua formulação. Conclui-se que os fundamentos das políticas públicas para a formação de professores revelam as concepções educacionais adotadas por governos incidindo diretamente no desenho de sociedade e de pensamento que pretendem construir.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Formação de Professores; Concepções de Educação.
Referências
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 01, n. 01, p. 34-42, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15/. Acesso em 14 jun. 2023.
PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. p. 35-61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in América – Government in Action. 2. ed. Harcourt Brace & Company, 1994, cap. 1, p. 8-29).
SINGER, Paul. Poder, política e educação. n.1, p. 5-15, jan/fev/mar/abr. 1995.