O PROTAGONISMO NO EDITAL PARA O PROCESSO DE INSCRIÇAO E AVALIAÇÃO PARA O PLND 2024-2027

Autores

  • Carla Regina de Souza Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Eduarda do Nascimento Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Protagonismo Juvenil. Novo Ensino Médio. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. PNLD. Semântica Argumentativa.

Resumo

O PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é um dos meios pelo qual a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) avança nos currículos das escolas públicas brasileiras. Neste trabalho, estudou-se o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, literárias e recursos educacionais digitais para o PNLD 2024-2027 a fim de apreender quais critérios são indispensáveis para a aprovação de uma coleção de LD. Observou-se que promover o protagonismo estudantil e social parece ser uma condição a ser atendida. Assim, a partir desse documento e dos discursos sobre o protagonismo juvenil na BNCC e nas literaturas especializadas, compreender em que consiste a ideia de protagonizar algo e como viabilizar isso por meio dos materiais disponibilizados pelo PNLD faz-se importante, uma vez que os sujeitos que os utilizam (alunos e professores) elegem-nos como fonte principal de consulta pessoal e mediação no processo de ensino aprendizagem de componentes curriculares como língua portuguesa. Entender, portanto, o funcionamento da política dos materiais didáticos é preciso, já que se trata de um projeto que favorece a manutenção dos interesses e demandas dos reformadores educacionais, tal como atestam Freitas (2014; 2018 e 2019), Ferreti e Silva (2017) e Krawczyk (2005), e pretende ser um mecanismo facilitador para que os professores mobilizem ações entre adolescentes e jovens de enfrentamento de situações reais no cotidiano, fundamentando-se em uma pedagogia ativa, a fim de os estudantes se formarem pessoalmente e socialmente (COSTA, 2001).

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da S; DOURADO, Luiz Fernandes (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

BRASIL. Edital de Convocação 01/2022 CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas Literárias e Recursos Educacionais Digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2024-2027, p. 01-107, 2022.

BRASIL. Resolução n.4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP n.2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP n.15/2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 242, p.120, 18 dez 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n.3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, atendendo aos dispositivos da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e o Parecer CNE/CEB n.3 de 8 de novembro de 2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.21-24, 22 nov. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FERRETTI, Celso J., ZIBAS, Dagmar M. e TARTUCE, Gisela Lobo B. P. Protagonismo Juvenil na Literatura Especializada e na Reforma do Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, maio/ago. 2004.

FNDE, A Fantática História dos Livros Didáticos-PNLD (Progrmado Livro-80 anos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch>. Acessado em: 08/11/2021

LENCASTRE, Francisco de Sales. Os Lusíadas (edição didática) - Vol. I, Camões. Editora Concreta, 2018- 7ª reimpressão, 2020.

LIMA, Licínio Carlos Viana da Silva. Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0218952, 2019.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta et al. O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 313-336, 2018.

PROTAGONISMO. In: Ectimolody dicionary pro, Copyright Oxford University Press, 2022, . Acessado: 18/05/2022

SILVA, Mônica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do Ensino Médio: protagonismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.11, n.20, p.19-31, j1n./jun. 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Figueiredo, C. R. de S., & do Nascimento Sampaio, M. E. (2023). O PROTAGONISMO NO EDITAL PARA O PROCESSO DE INSCRIÇAO E AVALIAÇÃO PARA O PLND 2024-2027. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8991