PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
APERFEIÇOANDO CONHECIMENTOS, RESGATANDO SABERES E ACALENTANDO SONHOS - HORTA ESCOLAR NA ESCOLA MONTE AZUL CORUMBÁ/MS UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Palavras-chave:
Educação do campo, feira escolar, educador, espaço escolar.Resumo
O presente trabalho objetivou evidenciar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores da escola pública rural “Monte Azul” do Assentamento Taquaral – Corumbá/MS. Neste trabalho, propusemo-nos relatar experiências de professores, alunos e comunidade escolar, através do desenvolvimento da Feira escolar, com o intuito de realizar atividades interdisciplinares de incentivo ao pedagógico e de valorização do local onde as crianças (alunos/as) vivem, além de enriquecimento da merenda escolar, fortalece e incentivo ao plantio e produção de diversas outras plantas, como frutíferas, medicinais, nativas e ornamentais. Ressaltamos que papel do professor na formação e construção deste trabalho, enriqueceu e contribui no vínculo do aluno com o seu lote e com a sua família, tendo como parâmetros a desconstrução das visões preconceituosas e estereotipadas quanto aos nossos alunos por serem moradores de assentamentos. Verificamos que tais práticas educativas interferem na construção da identidade destas crianças e como na autoestima e autoconfiança das mesmas. O aspecto desse trabalho teve como objetivo oportunizar espaços de estudo, reflexão e sensibilizar os profissionais da educação do campo, na construção de uma educação inclusiva de possibilidades de vivenciarmos e acreditarmos em uma educação para a reflexão, capaz, não só de elucidar, mas, de transformar vidas e sujeitos.
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