GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MS:

quem está no comando?

Autores

  • JOÃO RIBEIRO SOARES JUNIOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Andrêssa Gomes de Rezende Alves UEMS

Palavras-chave:

Política Educacional., Gestão Educacional no estado de Mato Grosso do Sul., Gestão por Competências.

Resumo

O trabalho apresenta reflexões iniciais da pesquisa de mestrado, que analisa a concepção de Gestão por Competências expressa na educação pública da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e suas implicações para a gestão escolar implantada no período de 2016-2022. A Gestão por Competência refere-se a um modelo em curso nos serviços públicos do estado, inclusive na educação. A perspectiva da gestão com qualidade total é discutida em diversos estudos como (LUCK, 2000; MACHADO e ZEIDAN, 2011; FlEURY e OLIVEIRA, 2001; MARQUES e COUTO, 2013) na administração empresarial. Trabalhou-se com a pesquisa documental e a literatura concernente à temática. Os resultados preliminares deste estudo mostram que MS já realiza parceria com a Fundação de Apoio à Educação Básica (FADEB), promovendo formação continuada aos novos gestores escolares para desenvolver as competências essenciais do novo perfil gestor escolar para eficiência e qualidade no atendimento público escolar em consonância com a Gestão por Competência. Por último, desvela-se que a concepção de gestão da educação no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2016 a 2022, no âmbito da política educacional, está sustentada pela gestão gerencial em detrimento da gestão democrática da educação.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

RIBEIRO SOARES JUNIOR, J., & Gomes de Rezende Alves, A. (2023). GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MS: : quem está no comando? . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8988