SEXTA CULTURAL:

estratégia de retomada às aulas pós pandemia

Autores

  • Cleide Marcelina Marçal de ABREU SEMED/Prefeitura de Corumbá, MS.
  • Francisca Renata OLIVEIRA SEMED/Prefeitura de Corumbá, MS
  • Sergio da Silva Pereira UFGD

Palavras-chave:

Estratégia, cultura, humanização

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar a experiência de uma atividade artístico pedagógica semanal, denominada Sexta Feira Cultural. A Escola Municipal Rural de Educação Integral Monte Azul, localizada no assentamento Taquaral, Município de Corumbá-MS, atende estudantes da educação infantil ao fundamental 2. Este trabalho busca comunicar uma prática adotada como uma estratégia de humanização da educação no retorno das aulas presencias pós-pandemia da Covid-19, trata-se de uma pesquisa qualitativa onde se utilizou como ferramentas de coleta de dados a observação e entrevista. As práticas artísticas visavam promover apresentações teatrais, musicais e desportivas envolvendo toda comunidade escolar, como estratégia de adequação da realidade trazida pela pandemia da Covid-19 e ao novo momento na escola, buscando lidar da melhor maneira com os sentimentos de impaciência, ansiedade e angústia que impactavam a prática pedagógica no cotidiano escolar. A volta as aulas no pós-pandemia fora um momento que demandou muita atenção de toda comunidade escolar. Para além das práticas pedagógicas era necessário verificar constantemente o uso de máscaras, limpeza dos ambientes, orientações sobre relações pessoais de afeto, idas ao banheiro, o que causava constante tensão em todos. O projeto Sexta Cultural, portanto, buscou trazer momentos de entretenimento e expressões artísticas, promovidas pelos estudantes e coordenada pelos professores, numa relação dialógica humanizadora, como principal resultado promoveu momentos de escuta e protagonismo, tanto dos atores quanto da plateia.   

 

Biografia do Autor

Cleide Marcelina Marçal de ABREU, SEMED/Prefeitura de Corumbá, MS.

.

Francisca Renata OLIVEIRA, SEMED/Prefeitura de Corumbá, MS

.

Sergio da Silva Pereira, UFGD

a

Referências

KARNAL, L. O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

OROFINO, Karin Zapelini; FANTIN, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educação & Realidade, [S.L.], v. 47, p. 01-22, jun. 2022. Semestral. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236110645.

PREVITALI, F.; FAGIANI, C. A Educação Básica sob a Pandemia COVID-19 no Brasil e a Educação que Convém ao Capital. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 499-518, 30 dez. 2021.

SOARES, Magda, Letramento: Um tema em três gêneros/ Magda Soares, Belo

Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

ABREU, C. M. M. de, OLIVEIRA, F. R., & Silva Pereira, S. da. (2023). SEXTA CULTURAL: : estratégia de retomada às aulas pós pandemia. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8987