QUANTUM LAB

colaboração Universidade-Escola para a construção de uma educação emancipatória em ciência e tecnologia no estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Cecília Maria Pinto do Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Luiz Fernades Cardoso Escola Estadual Floriano Viegas Machado

Palavras-chave:

Colaboração Universidade-Escola, Educação e Tecnologia, Emancipação Humana

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar a atuação do Quantum LA, em Mato Grosso do Sul, na proposição de ações educativas, formais e não formais, nas temáticas da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) como forma de contribuir para uma educação emancipatória. Neste sentido, este espaço é apresentado como uma proposta concreta, gerada na colaboração Universidade-Escola, para pensar políticas públicas para o ensino de CT&I, na educação básica, em propostas interdisciplinares entre as ciências sociais e naturais. As bases teórico-metodológicas do Quantum LAB estão definidas em três eixos: co-laboração Universidade-Escola; relação Educação e Tecnologia; Inédito viável e Emancipação Humana. As ações desenvolvidas, nestas bases, envolvem: práticas pedagógicas com a utilização da robótica educacional; produção de materiais pedagógicos impressos em tecnologia 3D; formação de professores da educação básica e estudantes de graduação em robótica educacional; realização de mostras e feiras de CT&I para estudantes e professores da educação básica e superior, assim como para um público amplo. Desde sua consolidação em 2018, destaca-se o alcance das ações do Quantum LAB em mais de 15 escolas, 14 propostas pedagógicas de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos em diferentes temáticas, 4 projetos aprovados em Chamadas Públicas federais e estaduais, apoio a 3 projetos de escolas estaduais aprovados para Iniciação Científica Júnior, parceria com IES externa para desenvolvimento de cursos e projetos de construção de dispositivos eletrônicos, entre outros. Ao possibilitar espaço para a autonomia dos professores da educação básica, no desenvolvimento e na coordenação das propostas, contribui para processos de produção de conhecimento escolarizado, práticas, meios e abordagens, se convertendo, assim, em proposta concreta para a educação em CT&I em MS.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Maria Pinto do Nascimento, C., & Luiz Fernades Cardoso, J. (2023). QUANTUM LAB: colaboração Universidade-Escola para a construção de uma educação emancipatória em ciência e tecnologia no estado de Mato Grosso do Sul . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8986