TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO BRASIL
Palavras-chave:
Formação de professores/as. Políticas públicas educacionais. Produção científica.Resumo
RESUMO: O presente artigo representa uma revisão de literatura de trabalhos que tem por objetivo analisar as tendências das produções científicas em Política de Formação de Professores/as brasileiros/as, no período de 2010 a 2022. Tendo como abordagem quanti-qualitativa, pesquisa do tipo bibliográfica. Produções bibliográficas, trabalhos na base de dados do Scielo e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2010 a 2022; análise de dados foi feita por conteúdo de categorias. Foram analisados 14 artigos; oito dissertações e três teses. Os trabalhos selecionados e analisados mostram que a) as regiões sul e sudeste se destacam em volume de produção um pouco maior que as demais regiões brasileiras, e mesmo assim foram encontrados trabalhos em todas as regiões do Brasil. b) o momento histórico de maior incidência na produção foi no período que antecedeu ao golpe de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. c) o assunto temático de Formação de professores tem sido abordado nos mais variados recortes, que vão desde a formação inicial das licenciaturas, perpassando a educação no Campo, a educação especial e a formação continuada dos professores/as. d) As pesquisas em sua maioria são mais descritivas: pesquisas documentais, bibliográficas e de campo. e) as lacunas de pesquisas detectadas são na questão de necessidades de aprofundamento das análises dos objetos de pesquisa relacionados a política de formação pois acabam seguindo mais a análise das práticas pedagógicas relacionadas a formação de professores.
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