ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA:

Reflexões sobre a concepção de docência na BNCC

Autores

  • Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro REME/SEMED-CG
  • Maria Lima UFMS

Palavras-chave:

Ensino de História., BNCC da Educação Infantil., Docência e formação continuada.

Resumo

A narrativa que compõe o documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é por nós compreendida como um discurso que veicula sentidos de docência e de ensino de História marcados pela hibridização e pela ambivalência. Em nossos estudos, de viés qualitativo, temos observado um processo de apagamento de noções relacionadas ao desenvolvimento do pensamento histórico através da produção de significantes vazios. Em que pese essa relevância, nossos estudos sobre a BNCC têm evidenciado o processo de apagamento que as questões relacionadas ao ensino de História de maneira geral, no viés apontado, vêm sofrendo ao longo das últimas décadas. Também torna-se evidente a concepção tecnicista empregada à função docente na Educação Infantil. Neste trabalho, a partir dos resultados de nossa análise realizada em perspectiva pós-fundacional apresentaremos a relevância da formação continuada reflexiva para promover um contraponto à concepção tecnicista de docência trazida pela narrativa da BNCC.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Ramos de Moraes Navarro, D. L., & Lima dos Santos, M. A. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA:: Reflexões sobre a concepção de docência na BNCC. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8984