O Protagonismo Juvenil no Novo Ensino Médio da REE/MS

Autores

  • Maria Eduarda do Nascimento Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carla Regina de Souza Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Protagonismo Juvenil. Novo Ensino Médio. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. PNLD. Semântica Argumentativa.

Resumo

RESUMO: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) viabilizou uma reforma na educação básica, agora dividida em áreas de conhecimentos e fundamentada no desenvolvimento de competências e habilidades tendo em vista a preparação do jovem para o futuro. Desde a aprovação da BNCC, o “protagonismo juvenil”, conceito polissêmico e discutível no meio educacional (FERRETI et al, 2004), apresenta-se como fundamental para que as mudanças implementadas sejam tidas como exitosas. Este trabalho trará resultados parciais da pesquisa de iniciação científica e objetivou identificar como se articulou os componentes da “área de linguagens e suas tecnologias” à condição de “protagonismo juvenil” do estudante na Resolução/SED nº 4113 (MATO GROSSO DO SUL, 2022) - que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar das etapas do ensino fundamental e médio na rede estadual sul-mato-grossense. Recorreu-se à pesquisa documental na coleta de dados e ao uso do núcleo de significação (AGUIAR; ORZELLA, 2013) e da Semântica Argumentativa para análise qualitativa. Observa-se, do ponto de vista lógico-semântico, que os verbos que acompanham a ideia de “protagonismo” indicam “um fazer” em relação aos estudantes, ou seja, os alunos (seres animados, dotados de voluntariedade e que tem controle sobre os atos) devem se apresentar como proativos, autônomos, dispostos a renovar os seus conhecimentos e a agirem de modo construtivo diante das dificuldades e situações diversas que vivenciarem. À introspectividade de “ser” e de “saber” impõ-se o “demosntrar”, o “provar” aquilo que é e que sabe, alinhando-se à linguagem da aprendizagem, como atesta Biesta (2017).

Referências

AGUIAR, Wanda Maria J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro

humano. Belo Horizonte: FAPERJ; Autêntica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ensino Médio.

Brasília: MEC, 2018b.

FERRETTI, Celso J., ZIBAS, Dagmar M. e TARTUCE, Gisela Lobo B. P.

Protagonismo Juvenil na Literatura Especializada e na Reforma do Ensino

Médio. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, maio/ago. 2004.

MATO GROSSO DO SUL (Estado). Secretaria e Estado de Educação. Currículo de

Referência de Mato Grosso do Sul : Ensino Médio (versão preliminar). Campo

Grande: SED, 2021.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

do Nascimento Sampaio, M. E., & de Souza Figueiredo , C. R. (2023). O Protagonismo Juvenil no Novo Ensino Médio da REE/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8983