LITERATURA E ENSINO NA BNCC:

reflexões críticas

Autores

  • Helton Marques UEMS

Palavras-chave:

Literatura, BNCC, Ensino

Resumo

A literatura, compreendida como forma de conhecimento e de expressão artística que se constitui por meio da palavra, representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas, como, por exemplo, História, Filosofia, Sociologia, dentre outras. Esse potencial da arte literária revela seu alcance além da área em que está inserida na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “Linguagens e suas Tecnologias”, uma vez que a literatura proporciona exercícios interessantes e produtivos de interdisciplinaridade em sala de aula. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste trabalho é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica direcionada ao levantamento de perspectivas teórico-críticas sobre a situação da literatura na contemporaneidade e sobre a prática de Letramento Literário como possibilidade de trabalho com a literatura na escola. Para tanto, serão consideradas para esta análise reflexões de alguns dos principais estudiosos da área, dentre os quais se destacam, por exemplo, Regina Zilberman, que busca definir a importância d’O papel da literatura na escola; Leyla Perrone-Moisés, que reflete criticamente sobre as Mutações da literatura no século XXI; e Rildo Cosson, com sua proposta de ensino de literatura na perspectiva do Letramento Literário. A partir de algumas reflexões dessa natureza, este trabalho apresentará como conclusão mais relevante a ausência na BNCC de embasamento teórico-metodológico específico para o ensino de literatura e considerará, portanto, a perspectiva do Letramento Literário como proposta a ser explorada durante a formação inicial de professores(as).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

_____________. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 70-82.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. In. Via Atlântica: Revista do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. v. 1, n. 1, n. 14, 2008, p. 11-22.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Marques, H. (2023). LITERATURA E ENSINO NA BNCC:: reflexões críticas. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8976