POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO BRASIL

Autores

  • CARLOS EDUARDO FERREIRA SOARES INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
  • FÁBIO PERBONI UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Palavras-chave:

Políticas., Educação Profissional Tecnológica., Institutos Federais.

Resumo

As políticas para a Educação Profissional Tecnológica têm se configurado como uma importante política educacional no Brasil. O país conta atualmente com uma rede de educação profissional tecnológica que têm como principal referência os Institutos Federais (IFs). Criada no ano de 2008, através da Lei 11.892/98, a Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica está presente em todos os estados da Federação. Porém as políticas para a Educação Profissional Tecnológica no país remetem ao início do século XX com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as políticas nacionais para a Educação Profissional Tecnológica, considerando seu desenrolar na história, de sua origem com as escolas de aprendizes artífices até os dias atuais. Muito se tem discutido sobre as intencionalidades por trás das políticas para a Educação Profissional Tecnológica. Veremos brevemente com este trabalho que essas intencionalidades têm se modificado a cada época. Uma série de fatores têm contribuído para essas mudanças nessas políticas. Trata-se de um trabalho de caráter bibliográfico que não tem a pretensão de esgotar as discussões sobre a temática. Buscamos tão somente, a partir de alguns conceitos refletir sobre as políticas para a Educação Profissional Tecnológica no Brasil

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

FERREIRA SOARES, C. E., & PERBONI, F. (2023). POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8975