EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PESQUISA/AÇÃO DA MODALIDADE EJA, O DIREITO À IGUALDADE.
Educação de Jovens e Adultos / EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Deficiência Intelectual e ou Múltiplas, Escola EspecialResumo
Esta pesquisa tem como temática a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como estratégia de apropriação de processos de escolarização para as pessoas com deficiência intelectual e ou múltiplas, de forma a que se apropriem do currículo ofertado pela escola, a ser consolidada em Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional. Tem como objetivo geral: Investigar como se organiza a oferta de EJA a alunos com deficiência intelectual e ou múltipla em uma escola especial, no município de Campo Grande/MS. A título de objetivos específicos, elegeu-se: Contextualizar a história e política de EJA no Brasil e no MS; Analisar pesquisas sobre EJA para estudantes com deficiência nas bases de dados disponíveis na web (CAPES, SCIELO, Entidades científicas da educação, como ANPED e ANFOPE); Caracterizar a EJA oferecida na escola especial em epigrafe, no período de 2015 a 2021, a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso. A pesquisa realizou-se como pesquisa-ação, analisando no âmbito da própria escola o Projeto do Curso de EJA, no período de 2019 a 2020, com vistas a subsidiar a elaboração de um novo projeto pedagógico de curso a ser executado no período de 2022 a 2025. Da pesquisa preliminar concluiu-se que o projeto analisado não atendia às demandas curriculares e metodológicas do público atendido, exigindo aprofundamento dos estudos teóricos para subsidiar um projeto pedagógico de curso que atendesse de forma mais consistente as pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas, na escola especial ou na escola comum.
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