REFLEXÕES SOBRE OS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS:

uma relação com a prática do bullying, violência escolar e integração dos estudantes.

Autores

  • Vanessa Costa GONÇALVES UFGD Universidade Federal da Grande Dourados
  • Bruna Aparecida Azevedo Gayozo UFGD

Palavras-chave:

Exclusão. Estigma. Acolhimento. Integração.

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de relacionar a temática bullying e violência escolar com a obra de Norbert Elias e John Scotson (1965) ‘Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade'. O objetivo é estabelecer similaridades entre os fatores que podem levar um determinado grupo a hostilizar outro grupo ou indivíduo, comportamento que é reproduzido no ambiente escolar através do bullying escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que visa através de análise fazer apontamentos de similaridades e possíveis relações entre a temática da violência escolar e bullying com a obra produzida por Elias e Scotson, neste sentido, ao longo do trabalho são discutidas possibilidades para pensar a exclusão e a violência com intuito de identificar e propor soluções. Considerando que há uma tendência social de ver a diferença como uma ausência dos valores em quais escolas são construídas, objetiva-se promover diálogos contra todas as formas de violência escolar, abordando conceitos de inclusão e acolhimento como forma de evitar a exclusão. Essa aproximação da obra com a problemática da violência escolar perpassa pela exclusão, estigmatização e classe social, a partir dessa reflexão é possível traçar possibilidade de construção para uma escola mais acolhedora e inclusiva.

Biografia do Autor

Vanessa Costa GONÇALVES, UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. RUA, Maria Graça. Violências nas escolas . Brasília: UNESCO Brasil, REDE PITÁGORAS, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002

ABRAMOVAY, Miriam. Cotidiano das escolas: entre violências, Brasília: UNESCO, Observatório de Violência, Ministério da Educação, 2006.

ELIAS, N; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: WVA, 2000.

FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.

LIBÂNEO. José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy, 1995.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

GONÇALVES, V. C., & Aparecida Azevedo Gayozo, B. (2023). REFLEXÕES SOBRE OS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS:: uma relação com a prática do bullying, violência escolar e integração dos estudantes. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8973