REFLEXÕES SOBRE OS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS:
uma relação com a prática do bullying, violência escolar e integração dos estudantes.
Palavras-chave:
Exclusão. Estigma. Acolhimento. Integração.Resumo
O presente trabalho tem o intuito de relacionar a temática bullying e violência escolar com a obra de Norbert Elias e John Scotson (1965) ‘Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade'. O objetivo é estabelecer similaridades entre os fatores que podem levar um determinado grupo a hostilizar outro grupo ou indivíduo, comportamento que é reproduzido no ambiente escolar através do bullying escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que visa através de análise fazer apontamentos de similaridades e possíveis relações entre a temática da violência escolar e bullying com a obra produzida por Elias e Scotson, neste sentido, ao longo do trabalho são discutidas possibilidades para pensar a exclusão e a violência com intuito de identificar e propor soluções. Considerando que há uma tendência social de ver a diferença como uma ausência dos valores em quais escolas são construídas, objetiva-se promover diálogos contra todas as formas de violência escolar, abordando conceitos de inclusão e acolhimento como forma de evitar a exclusão. Essa aproximação da obra com a problemática da violência escolar perpassa pela exclusão, estigmatização e classe social, a partir dessa reflexão é possível traçar possibilidade de construção para uma escola mais acolhedora e inclusiva.
Referências
ABRAMOVAY, Miriam. RUA, Maria Graça. Violências nas escolas . Brasília: UNESCO Brasil, REDE PITÁGORAS, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002
ABRAMOVAY, Miriam. Cotidiano das escolas: entre violências, Brasília: UNESCO, Observatório de Violência, Ministério da Educação, 2006.
ELIAS, N; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: WVA, 2000.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.
LIBÂNEO. José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy, 1995.