A formação de professores em cursos de graduação:

experiências do Programa Residência Pedagógica/História junto ao Museu Histórico de Dourados

Autores

  • Adriana Aparecida Pinto UFGD
  • Maria Eduarda Lima Gonçalves UFGD
  • Elder Yuji Sayama UFGD

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de História, Museu Histórico de Dourados

Resumo

O presente texto visa apresentar ações desenvolvidas junto ao curso de graduação História – Licenciatura, apoiadas pelo Programa Residência Pedagógica, na sua terceira edição, na Universidade Federal da Grande Dourados, e segunda no curso de História. O Programa, doravante nominado PRP/História, tem como objetivo central contribuir para o aprimoramento da formação dos estudantes de graduação/licenciatura, mobilizado por meio do contato teórico e prático, por meio da convivência direta com professores e estudantes da rede de educação básica, em situações efetivas de ensino e aprendizagem e em outras frentes de atuação que convergem, igualmente, para a formação de professores vinculados ao ensino de História. Nesse sentido, as ações voltam-se ao trabalho formativo realizado junto ao Museu Histórico de Dourados. Entender o Museu como espaço formativo e pedagógico é investir no compromisso público de promoção da educação e cultura junto à sociedade, visando à formação histórica dos cidadãos ao longo de suas vidas, formação esta que passa, em boa medida, pelos bancos escolares. Assim, estudantes da educação básica e educadores, são fundamentais no processo de formação/atuação  museológica. A proposta de trabalho em desenvolvimento pelo PPR/História visa ampliar o entendimento do conceito de patrimônio bem como de lugares de memórias (NORA, 2000), para licenciandos/as complementando as ações que ocorrem, mediante as práticas docentes internas aos cursos de graduação, entendendo que estas não devem ficar apenas circunscritas aos ambientes de educação formal, escolas em sua maioria. Outrossim, busca implementar atividades pedagógicas de estudo e formação acadêmica através de ações de interação efetiva junto ao Museu de Dourados contribuindo para a conservação e preservação de seu acervo e utilizando-o como ferramenta de educação patrimonial, mediada pelo diálogo com o suporte teórico que o tema permite, bem como no trabalho a ser desenvolvido junto às escolas parceiras do Programa, a saber Escola Municipal Neil Fioravante e Escola Municipal Efantina de Quadros, ambas localizadas em Dourados, MS.  

Referências

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES/MEC) Portaria Gabinete Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Disponível em : https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Acessado em 10 de janeiro de 2022.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pinto, A. A., Lima Gonçalves, M. E., & Yuji Sayama, E. (2023). A formação de professores em cursos de graduação:: experiências do Programa Residência Pedagógica/História junto ao Museu Histórico de Dourados. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8971