A formação de professores em cursos de graduação:

experiências do Programa Residência Pedagógica (PRP)/História junto à Escola Neil Fioravante – CAIC – Dourados/MS

Autores

  • Adriana Aparecida Pinto UFGD
  • Fernando Barbosa Guerreiro UFGD
  • João Vitor Araujo da Silva UFGD

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de História, Escola Pública

Resumo

O presente texto visa apresentar ações desenvolvidas junto ao curso de graduação História – Licenciatura, apoiadas pelo Programa Residência Pedagógica, na sua terceira edição, na Universidade Federal da Grande Dourados, e segunda no curso de História. O Programa, doravante nominado PRP/História, tem como objetivo central contribuir para o aprimoramento da formação dos estudantes de graduação/licenciatura, mobilizado por meio do contato teórico e prático, por meio da convivência direta com professores e estudantes da rede de educação básica, em situações efetivas de ensino e aprendizagem. O subprojeto do PRP/História intenciona fomentar o aprendizado em ensino de História (para os estudantes/residentes), potencializando a formação no seu campo de trabalho, caso optem pela docência. Sua proposta é, em um só tempo, viabilizar a formação da Licenciatura plena em história aos residentes, promovendo a experiência com o ensino de História e, também, aprimorar o próprio ensino aos alunos, de fato, no ambiente escolar. A Escola Municipal Neil Fioravante – CAIC – é uma das escolas parceiras no Programa, a qual conta com 2 (dois) núcleos ativos, 10 estudantes bolsistas (residentes) e 2 (duas) professoras (preceptoras). A perspectiva de atuação dos residentes é mediada pela ideia central que perpassa ao subprojeto, a qual referente ao ensino de história regional, por meio do diálogo com Patrimônios locais e regionais. Os conteúdos escolares são permeados por abordagens metodológicas diferenciadas, as quais possibilitam estruturar o conhecimento histórico de modos distintos e complementares àqueles transmitidos cotidianamente em sala de aula. As atividades desenvolvidas na escola, justificam-se, por fim, no conjunto de habilidades cotejadas para o ensino de História, em conformidade com o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, segundo seguem: (MS. EF06HI00.n.07; MS.EF06HI00.n.10; MS.EF07HI12.s.15; MS.EF07HI00.n.12; MS.EF08HI12.s.12; MS.EF08HI00.n.15; MS.EF08HI22.s.29; MS.EF09HI00.n.08; MS.EF09HI00.n.25; MS.EF09HI36.s.40; MS.EF09HI00.s.41; MS.EF09HI36.s.43.

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pinto, A. A., Barbosa Guerreiro, F., & Araujo da Silva, J. V. (2023). A formação de professores em cursos de graduação: : experiências do Programa Residência Pedagógica (PRP)/História junto à Escola Neil Fioravante – CAIC – Dourados/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8966

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