O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA ESCOLA

um convite a reflexão sobre suas atribuições

Autores

  • Johnny dos Santos Lima Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã

Palavras-chave:

Coordenação Escolar, Atribuições, Desafios

Resumo

O coordenador é um dos profissionais mais requisitados na escola para resolução de problemas, sejam pedagógicos, disciplinares e/ou relacionados ao acompanhamento avaliativo da instituição para com órgãos oficiais, entre outros. Partindo do exercício da prática deste profissional, o problema de pesquisa que guia o texto apresentado é: quais características marcam o exercício do papel de coordenador pedagógico na escola atual? Neste sentido, o objetivo do trabalho é apresentar uma breve discussão acerca da função de coordenador pedagógico escolar na Educação Básica, visando sua atuação na gestão escolar. Este estudo, de abordagem qualitativa, se configura como pesquisa bibliográfica interpretativa. Para obtenção dos dados a serem analisados foram feitas pesquisas em periódicos, em livros, artigos, revistas de Educação. Os resultados alcançados revelam que o coordenador escolar enfrenta grandes desafios, desde o preparo para exercer a profissão até a percepção da comunidade escolar em relação ao seu papel na escola. Também apresenta o excesso de tarefas destinados ao coordenador que o distancia de sua função primordial que seria a formação continuada de professores. Assim, considera-se como de muita importância no contexto escolar que esse profissional esteja bem preparado e se reconheça na comunidade escolar, assim como tenha condições necessárias para o exercício de sua profissão.

Biografia do Autor

Johnny dos Santos Lima, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã

a

Referências

AGUIAR, M. Â. da S. Formação em gestão escolar no Brasil nos anos 2000: políticas e práticas. Revista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 67-82.

ALMEIDA, L.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade. Campinas, v. 41, e239688, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare – Revista de Educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev.e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, H.da; OLIVEIRA, K.A.de. Coordenador Pedagógico: contextos de atuação profissional. In. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico. São Luís, EDUFMA, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Santos Lima, J. dos. (2023). O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA ESCOLA: um convite a reflexão sobre suas atribuições. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8965