DISPOSITIVO

uma ferramenta conceitual para a problematização de práticas e discursos educacionais

Autores

  • Wesley Fernando de Andrade Hilário Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Dispositivo, Práticas de Escolarização, Subjetivação

Resumo

Este artigo trata do conceito de dispositivo e explora a sua potência para a problematização de práticas e discursos educacionais a partir de resultados de teses em educação que o empregaram como ferramenta conceitual de análise. Na primeira seção, tematiza a emergência da noção de dispositivo na obra de Michel Foucault e sua posterior ampliação feita por Gilles Deleuze. Na segunda seção, apresenta um levantamento intencionado de pesquisas cujas problematizações explicitaram os diferentes dispositivos em funcionamento na sociedade brasileira, no campo da educação, que têm concorrido nos processos de subjetivação e no governamento dos sujeitos. Esse conjunto de produções acadêmica sinaliza que há uma constelação de coisas ditas e feitas que objetivam as pessoas e as posicionam socialmente de diversos maneiras, e que o uso do conceito em foco é pertinente para se pensar e questionar o que se tem feito efetivamente no campo educacional.

Biografia do Autor

Wesley Fernando de Andrade Hilário, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados, mestre na mesma área e programa de pós-graduação, graduado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Hilário, W. F. de A., & de Lourdes Monteiro Ziliani, R. (2023). DISPOSITIVO: uma ferramenta conceitual para a problematização de práticas e discursos educacionais. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8961