ESCOLA MUNICIPAL DARCY RIBEIRO NO ASSENTAMENTO GERALDO GARCIA: Consciência Socioambiental por meio da disciplina de Agroecologia
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ASSENTAMENTO GERALDO GARCIA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL; PROJETO PARA RECUPERAÇÃO DE ALGUNS PRINCÍPIOS CAMPONESES NA ESCOLA DARCY RIBEIRO - EXTENSÃO ESTÂNCIA BELÉM;
Palavras-chave:
Escola do Campo. Assentamento. SustentabilidadeResumo
Este trabalho abordará situações pertinentes a ação provocada pela ofensiva do Agronegócio no Assentamento Geraldo Garcia em Sidrolândia - MS e o papel da Escola do Campo EM Darcy Ribeiro na práxis da conscientização social dentro do referido território. Na Escola do Campo, temos a disciplina agroecologia, na qual é abordado temas como o desmatamento e a perca de algumas espécies vegetais e animais. Enfatizaremos, o papel da Educação do Campo na abordagem sobre a poluição causada pelo uso de agrotóxico, que afeta todo o ambiente do assentamento, causando danos aos seres vivos, incluindo o ser humano. Através deste trabalho serão propostas formas de como agir para amenizar essa situação, em que a escola é peça fundamental na conscientização da preservação das matas e na necessidade do reflorestamento, tal como na produção de alimentos saudáveis. A disciplina da agroecologia, de forma interdisciplinar, é pensada como direcionadora para as ações propostas dentro de todo o processo.
Referências
CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde (Online), v. 7, p. 35-64, 2009.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Isabel Paulo. FRIGOTO, Gaudencio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento Sem Terra: escola é mais do que escola, 2000.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. 2007, p.1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt
CAMACHO, Rodrigo Simão. A Luta dos Movimentos Socioterritoriais Camponeses pelo Direito à Educação do Campo. Revista Campo-Território, v. 15, p. 81-105, 2021.
CAMACHO, Rodrigo Simão. A pedagogia dos movimentos socioterritoriais camponeses e sua contribuição para a educação formal e não-formal do campo. In: Anais [...]. XIV ENANPEGE, 2021, Campina Grande - PB. XIV ENANPEGE. Campina Grande: Realize, 2021. v. 1. p. 1-14.
CAMACHO, Rodrigo Simão. Educação do Campo e Sustentabilidade: uma Experiência do PRONERA. Revista ANAP Brasil, v. 9, p. 53-66, 2016.
CAMACHO, Rodrigo Simão; VIEIRA, Jaqueline Machado. A Educação do Campo na interface com a Educação Especial em nível básico e superior no município de Dourados - MS. Revista Brasileira de Educação do Campo, p. 1-32, 2020.
CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agricultura mais sustentáveis. Brasília: MDA/SAF, 2009. v. 1. 30p.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA; SAF; Dater; IICA, 2004. p.1-24.
FERNANDES, B. M.; WELCH, C.; GONCALVES, E. C. Políticas fundiárias no Brasil: uma análise geo-histórica da governança da terra no Brasil. Roma: International Land Coalition., 2012.
FERREIRA, Patricia de Souza. Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campo. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GOMES, J. C. C. As bases epistemológicas da Agroecologia. In: Anais [...]. II Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2000. Seminário Internacional sobre Agroecologia, 2000, Porto Alegre. II Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2000. Seminário Internacional sobre Agroecologia - CDROM, 2000.
MACHADO, A. T.; SANTILLI, J.; MAGALHAES, R. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Texto para Discussão (Brasília), v. 34, p. 1-98, 2008.
MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro. Agrobiodiversidade. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MOLINA, Mônica Castagna (Org). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
OLIVEIRA JUNIOR, Manoel Soares de. Resistência e subalternidade na reprodução do campesinato no assentamento Geraldo Garcia. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
STEDILE, João Pedro; CARVALHO, Horácio Martins de. Soberania alimentar. ______. In: CALDART, R. S. et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.