REFLEXÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOCENTES NO BRASIL E PARAGUAI

Autores

  • Isadora de Souza Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Palavras-chave:

Atribuições docentes, Brasil e Paraguai, Trabalho docente

Resumo

A elaboração deste texto se deu através de estudos realizados durante a pesquisa para dissertação de mestrado no programa de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) como bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), com a temática “a influência dos organismos internacionais nas diretrizes de formação de professores no Brasil e Paraguai”. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar quais são as atribuições de professores do ensino básico no Brasil e Paraguai. Os objetivos específicos são observar na bibliografia proposta quais as competências desejadas para os professores do Brasil e Paraguai; selecionar legislações nacionais do Brasil e Paraguai que apontem quais são as atribuições dos docentes; relacionar os pontos observados na pesquisa bibliográfica com a legislação atual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental seguindo uma abordagem qualitativa, com estudos em autores como Walker (2016), Veiga (2014), Rockweel (1997), Pimenta (2012) e Azzi (2012). Dentre as legislações selecionadas destacam-se a lei 1.725 de 2001 (Estatuto del docente) e lei 9.394 de 1996 (Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB). Como resultado do trabalho foi possível observar que os dois países distribuem as atribuições dos professores de formas diferentes quanto as atribuições técnicas e docentes, porém o problema do grande acumulo de funções é uma realidade presente tanto no Brasil quanto no Paraguai.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Nogueira, I. de S. (2023). REFLEXÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOCENTES NO BRASIL E PARAGUAI. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8958

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)