VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Palavras-chave: Licenciatura 1. Atratividade da Carreira Docente 2. Desprofissionalização 3.Resumo
RESUMO: O presente trabalho apresenta problematizar a valorização dos professores, tendo como foco a escolha da carreira docente. Questiona-se a dificuldade que a categoria enfrenta para conseguir se estabilizar na profissão e os desafios do cotidiano do professorado, notadamente a falta de reconhecimento da sociedade que insiste em não valorizar a Educação. Infelizmente, como mostra os recentes estudos, houve um retrocesso em relação ao trabalho dos professores, caracterizando um processo de desprofissionalização. A profissão está cada vez mais com dificuldade de atrair novos profissionais, pois em comparação com as demais profissões, o salário é muito mais baixo do que os profissionais com a mesmo nível de formação que não atuam na docência, ou seja, profissionais técnicos do mesmo nível. Soma-se a este aspecto, o fato de o professor exercer longas jornadas de trabalho feitas, na maioria das vezes, em condições precárias. Os professores enfrentam muitos desafios, sobretudo, com a falta de recursos e condições de trabalho adequado. Está pesquisa teve por objetivo saber quais foram as razões que levaram os estudantes concluintes da licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade de Dourados – turma 2019) terem optado pela carreira docente, em especial, pelo curso de licenciatura. Para tanto, elege a abordagem qualitativa e lança mão da aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado aos acadêmicos concluintes. A pesquisa empreendida indica que diversos motivos levaram a escolha do curso de Letras/Espanhol, destacando-se a possibilidade de ingresso em razão da nota do ENEM; identificação com a área de Letras/Linguagem em razão do contato durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio; por influência familiar; e possibilidade de ingresso no mundo do trabalho.
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