As CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

uma revisão bibliográfica das categorias intensificadas na pandemia de COVID-19

Autores

  • Ellen Kauane Rutes UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente, Pandemia, Trabalho docente, Categorias.

Resumo

O presente trabalho desenvolvido, tem por objetivo revisar a produção bibliográfica, de artigos científicos, reunindo dados sobre as categorias das condições de trabalho docente intensificadas durante o período pandêmico, com foco na educação formal, contemplando a educação básica e a educação superior. Assim, diante desse exposto, caracteriza-se inicialmente onde os profissionais da docência encontram-se no campo da sociedade, enquanto classe. Para a metodologia utilizou-se da revisão bibliográfica, por meio da base de dados do SciELO Brasil, com três trabalhos analisados em decorrência do recorte estabelecido da temática e do tempo, o período definido compreendeu os anos de 2020, 2021 e 2022, apenas de artigos científicos na base de dados anteriormente mencionada. Como resultados obteve-se as categorias da precarização do trabalho, a categoria da disputa hegemônica, a categoria do hibridismo e da plataformização educacional, bem como, a categoria de avanço das TIC e pôr fim a categoria do adoecimento docente, em seu aspecto integral. Faz-se necessário ainda pontuar, a pouca produção sobre esta temática no campo educacional durante o período pandêmico na produção literária, contudo, as consequências para as condições do trabalho docente nesse período têm impactado diretamente o trabalho docente no pós-pandemia. Desse modo, a breve introdução dessa pesquisa de dados, corrobora para produção de pesquisas para expandir a especificidade que a pandemia ocasionou ao trabalho docente, bem como as condições de trabalho que nela evidenciaram-se como maior intensidade.

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rutes, E. K. (2023). As CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE: uma revisão bibliográfica das categorias intensificadas na pandemia de COVID-19. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8952

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)