A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO EM PAÍSES DO MERCOSUL: revisão bibliográfica Brasil e Chile

Autores

  • Mônica 1 Souza Silva UFGD

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação - Gestão democrática - Gestão Gerencial – MERCOSUL.

Resumo

O presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica elaborada com o objetivo de mapear e analisar as produções científicas relacionadas à temática Gestão da Educação Básica nos Planos Nacionais de Educação em países do Mercosul. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado um levantamento das pesquisas que abordam a referida temática, por meio de consulta ao catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando-se os descritores “Gestão Educacional” e (AND) “Mercosul”. Perante o exposto quanto às estratégias de busca, foram identificadas nove produções na base de dados CAPES, sendo duas dissertações e sete artigos; na BDTD, quinze produções, sendo três teses e doze dissertações. Ao eliminar as pesquisas que não tratavam diretamente do tema, obteve-se um total 6 pesquisas distintas, sendo três dissertações e três artigos, as quais foram caracterizadas como o objeto de análise do presente estudo. Os resultados indicam que os conceitos de gestão, gestão democrática, gestão gerencial e Setor Educacional do Mercosul, são estudos importantes que trás uma reflexão  e discussão sobre o tema. Dentre as lacunas identificadas nos estudos avaliados, destaca-se a ausência de pesquisas acerca de Plano de Educação nos países do Mercosul. Neste contexto, espera-se que mais pesquisadores aprofundem seus estudos nos princípios norteadores sobre A Gestão da Educação Básica nos Planos Nacionais de Países do Mercosul, com o intuito de compreender as formas de funcionamento nos mecanismo de gestão.

 

Referências

ALMEIDA, Paulo Roberto de. O MERCOSUL: no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993.

ALVES, Andréia Vicência Vitor. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. Editora da UFGD, Dourados/MS, 2014.

ALVES, Andréia Vicência Vitor. Educação Básica na América Latina em debate. Horizontes (Dourados), 2022, Vol.11 (19), p.1-2

ARANDA, Maria Alice de Miranda. A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 á 2001). Uma proposta de Gestão Democrática. 2004.185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2004.

BRASIL. Constituição (1998). Constituição das República Federativa do Brasil. DF. Senado Federal.

BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, Senado, 2001.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Senado, 2014.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina. Revista RBPAE, 2008.

CELLARD, A. Análise Documental. In: POUPART, J.et al.A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3.ed. Petrópolis:Ed. Vozes, 2012. p. 295- 316.

DONOSO-DÍAZ, S. Balance y perspectivas de la reforma educativa chilena de los 90’. Pro posições, Campinas, 2005.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. In: FACHIN, O. Pesquisa Bibliográfica. São Paulo: SARAIVA, 2003.

FERREIRA, Syria Carapeto. Gestão e Organização Escolar. Curitiba¸IESDE, 2009.

GIl, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Paulo Gomes ARANDA, Maria Alice de Miranda, LIMA, Antonio Bosco, Relações entre o Estado e a Escola no Brasil, participação e políticas educacionais e o plano da efetivação, a possibilidade e a necessidade de gestão democrática.

LOBODA, Danile. A Educação no Mercosul : Uma Análise dos Planos de Ações (1992-2025). 2022. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.

MAUES, Olgaises Cabral. As políticas educacionais e o sistema de avaliação. 2011. MEC. Educação brasileira sairá do MERCOSUL. 2019.

MELO, M. T. L. de Gestão educacional – os desafios do cotidiano escolar. Orgs. In: NAURA, S. C. F. Gestão da educação, perspectivas e compromissos, 2001.

MENEGATTI, Edna. Mercosul educacional: análise da gestão educacional na promoção da integração regional. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado) Universidade Federal da Fronteira Sul – Chapecó, 2016.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2005.

SADER, E. A construção da hegemonia pós-neoliberal. SADERL, E. (org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro, RJ: FlACSO Brasil, 2013.

SOUZA, Kellcia Rezende. Direito à educação nos países membros do Mercosul: um estudo comparado. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2017.

SOUZA, Kellicia Re. Garantia do Direito à educação nos países membros do Mercosul. DOAJ Directory of Open Access Journals Política e Gestão Educacional, 2020.

SANTOS, C. R. dos. O gestor educacional de uma escola em mudanças. São Paulo: Pioneira, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Souza Silva, M. 1. (2023). A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO EM PAÍSES DO MERCOSUL: revisão bibliográfica Brasil e Chile. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8951