Práticas Pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado., Educação Superior., Educação EspecialResumo
O presente artigo tem por objetivo abarcar a prática pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado, como ações resultantes da política institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), desta forma, apontando a política institucional como inclusiva. O artigo é parte integrante da tese de doutorado intitulada: O direito à educação superior da pessoa com deficiência: análise da política institucional da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2021 – 2025). Para isso, nos apropriamos para a análise dos documentos, Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI/2021-2025) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI/2021-2025), enquanto políticas institucionais. Na análise foi utilizada a Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1994), com o enfoque centrado no Contexto da Prática. Segundo os autores, o contexto da prática é o lugar onde a política é sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. A análise dos documentos enquanto política institucional permite verificar que estratégias estão sendo adotadas, a fim de atender a prática da política institucional no que se refere à prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado. No interior das instituições é onde a política está sujeita à interpretação e à recriação de acordo com a realidade da IES e a sua localidade. É nessa localidade que a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Com isso conclui-se que as ações pedagógicas desenvolvidas pelo AEE possibilitam a análise de que a política institucional da UEMS se manifesta num movimento no qual a política é colocada em ação, pois os atores que encenam o ato de colocar a política em ação são os principais atores que vivenciam a política em si.
Referências
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