Práticas Pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Galvão UCDB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Celeida Maria Costa de Souza e Silva UCDB- Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado., Educação Superior., Educação Especial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abarcar a prática pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado, como ações resultantes da política institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), desta forma, apontando a política institucional como inclusiva. O artigo é parte integrante da tese de doutorado intitulada: O direito à educação superior da pessoa com deficiência: análise da política institucional da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2021 – 2025). Para isso, nos apropriamos para a análise dos documentos, Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI/2021-2025) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI/2021-2025), enquanto políticas institucionais. Na análise foi utilizada a Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1994), com o enfoque centrado no Contexto da Prática. Segundo os autores, o contexto da prática é o lugar onde a política é sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. A análise dos documentos enquanto política institucional permite verificar que estratégias estão sendo adotadas, a fim de atender a prática da política institucional no que se refere à prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado. No interior das instituições é onde a política está sujeita à interpretação e à recriação de acordo com a realidade da IES e a sua localidade. É nessa localidade que a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Com isso conclui-se que as ações pedagógicas desenvolvidas pelo AEE possibilitam a análise de que a política institucional da UEMS se manifesta num movimento no qual a política é colocada em ação, pois os atores que encenam o ato de colocar a política em ação são os principais atores que vivenciam a política em si.

Biografia do Autor

Celeida Maria Costa de Souza e Silva , UCDB- Universidade Católica Dom Bosco

Celeida Maria Costa de Souza e Silva

Possui graduação em História (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). É professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é coordenadora do Grupo de Trabalho (GT12) História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste (ANPED-CO).

celeidams@uol.com.br

https://orcid.org/0000-0001-7074-5137

 

Paulo Eduardo Silva Galvão

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pós-graduação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional (2017). Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (2023). Doutorado Sanduíche no País pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2021).

paulo1970edu@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-9756-1274

 

 

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Galvão, P. E. S., & Costa de Souza e Silva , C. M. (2023). Práticas Pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8950