METODOLOGIAS ATIVAS NO DIÁLOGO INTER ÁREAS NA ESCOLA DO SESI DOURADOS
Palavras-chave:
Metodologias ativas. Leitura. Literatura.Resumo
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto de incentivo à leitura através do uso de metodologias ativas aplicadas a aprendizagem. Esse projeto foi realizado na Escola do SESI Dourados no ano de 2021 em parceria com outro projeto da Rede SESI chamado “Minha biblioteca”, que consistiu na distribuição gratuita de maletas com exemplares de livros dos autores Ziraldo e Monteiro Lobato. Duas turmas foram selecionadas para a realização das atividades, o sexto e o nono ano, justamente para poder refletir sobre as diferentes abordagens e recepções do texto literário. A partir daí, a problematização das obras proporcionou a realização de pesquisas para a solução dos problemas levantados e socializados na leitura coletiva e a forma de apresentação também visava o uso de metodologias ativas. As obras lidas foram “A aritmética da Emília” e “Os 12 trabalhos de Hércules”, ambos de Monteiro Lobato. Diante disso, entende-se aqui que a escola deve ser um espaço que propicie o incentivo a leitura literária, a fruição e o prazer estético, mas que também incentive a autonomia e a autoria na resolução de problemas do cotidiano. Tanto as metodologias ativas quanto o conceito de autoria na pesquisa foram aqui observados através das abordagens apresentadas por John Dewey (1957), Pedro Demo (2015), Thuinie Daros e Fausto Camargo (2018).
Referências
DEMO, Pedro. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015
CAMARGO, Fausto & DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
TEIXEIRA, Anísio. Ciência e arte de educar. Educação e Ciências Sociais, v. 2, n5, p 5-22, 1957.