DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS DA ALFABETIZAÇÃO: um olhar reflexivo
Palavras-chave:
Avaliação, Habilidades Preditoras, AlfabetizaçãoResumo
O estudo trata das relações e análises sobre a importância do processo de avaliação no que concerne a observância de determinadas habilidades fundamentais para o desenvolvimento exitoso do ciclo de alfabetização infantil. Assim indicado, temos como objetivo discutir a questão da avaliação em relação as habilidades preditoras no ciclo inicial de alfabetização. Para tanto, a abordagem metodológica é de natureza teórica-bibliográfica de viés qualitativo. Diante do estudo realizado, inferimos que quando se trata de iniciar o processo de alfabetização faz-se necessário investigar se as habilidades que fundam esta fase foram desenvolvidas. Quando não há um trabalho atento em relação a avaliação (uso adequado dos instrumentos) que sirva ao planejamento (de aula, de unidade, de ensino, projetos etc.), a prática tende a ser espontaneísta, como se as habilidades fossem apreendidas naturalmente, pelo contrário, é preciso um longo caminho para se chegar ao conjunto de habilidades objetivadas. Apreendemos que é um ciclo permeado por um complexo processo que envolve a interação, a percepção e as experiências potencializadoras das ações consecutivas e subsequentes. Portanto, se as dificuldades específicas ou não, deixarem de ser observadas e/ou diagnosticadas a tendência é que se avolumem no processo, ocasionando comprometimento na vida escolar, pessoal e social do estudante.
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