DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS DA ALFABETIZAÇÃO: um olhar reflexivo

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Habilidades Preditoras, Alfabetização

Resumo

O estudo trata das relações e análises sobre a importância do processo de avaliação no que concerne a observância de determinadas habilidades fundamentais para o desenvolvimento exitoso do ciclo de alfabetização infantil. Assim indicado, temos como objetivo discutir a questão da avaliação em relação as habilidades preditoras no ciclo inicial de alfabetização. Para tanto, a abordagem metodológica é de natureza teórica-bibliográfica de viés qualitativo. Diante do estudo realizado, inferimos que quando se trata de iniciar o processo de alfabetização faz-se necessário investigar se as habilidades que fundam esta fase foram desenvolvidas. Quando não há um trabalho atento em relação a avaliação (uso adequado dos instrumentos) que sirva ao planejamento (de aula, de unidade, de ensino, projetos etc.), a prática tende a ser espontaneísta, como se as habilidades fossem apreendidas naturalmente, pelo contrário, é preciso um longo caminho para se chegar ao conjunto de habilidades objetivadas. Apreendemos que é um ciclo permeado por um complexo processo que envolve a interação, a percepção e as experiências potencializadoras das ações consecutivas e subsequentes.  Portanto, se as dificuldades específicas ou não, deixarem de ser observadas e/ou diagnosticadas a tendência é que se avolumem no processo, ocasionando comprometimento na vida escolar, pessoal e social do estudante.

Biografia do Autor

Cristina Fátima Pires Ávila Santana, SEMED

Técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS) e Neuropsicopedagoga clínica. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Referências

ABD. Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em: https://www.dislexia.org.br/. Acesso em: jul. de 2023.

BARKLEY, R. TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

GERHARDT, T.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 22. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.

HUDSON, D. Dificuldades Específicas de Aprendizagem - ideias práticas para trabalhar com: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Petrópolis: Vozes, 2019.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MATTOS, V. (Org.). Desenvolvimento Infantil: 130 ideias para estimular brincando. Rio de Janeiro: Wak, 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

NICO, M. N.; GONÇALVES, A. M. S. Como lidar com a Dislexia: guia prático para pacientes, familiares e profissionais da educação e saúde. São Paulo: Hogrefe, 2020.

PINTOR, N. A. M.; COSTA, V. A. da. Neurociência e educação: dimensões articuladas no desenvolvimento infantil. In: PEDRO, W. (Org.). Guia prático de Neuroeducação: Neuropsicopedagogia, Neuropsicologia e Neurociência. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2018.

SAMPAIO, S. Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem: uma perspectiva de interface entre saúde e educação. In: SAMPAIO, S.; FREITAS, I. B. de (Orgs.). Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

SANTANA, C. F. P. A.; VIEGAS, E. R. dos S. A avaliação na educação infantil: uma discussão necessária. In: SILVA, A. J. N. da (Org.). Educação enquanto fenômeno social: Currículo, políticas e práticas. Ponta Grossa: Atena, 2022.

SETUBAL, M. A. et. Al. (Coord.). Avaliação e aprendizagem. São Paulo: CENPEC, 1995.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. UFMG, 2003.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VIEGAS, E. R. dos S. Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados-MS. 2014. 276f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

TEIXEIRA, S.; MARTINS, S. Dislexia na Educação Infantil: intervenção com jogos, brinquedos e brincadeiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Cristina Fátima Pires Ávila Santana, & Viegas, E. R. dos S. (2023). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS DA ALFABETIZAÇÃO: um olhar reflexivo . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8943

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)