MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS E SEMIESTRUTURADOS NO BRINCAR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Materiais não estruturados, Criança, Educação infantilResumo
Este estudo tem como objetivo geral, compreender a definição dos brinquedos estruturados, semiestruturados e não estruturados, assim como sua importância para as crianças na Educação Infantil. Para concretização e fundamentação teóricas metodológicas utilizamos os autores/as como Kishimoto (2010), Michelet (1992), Pastrana (2020), Gil (1999), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, através de artigos no Google Acadêmico, e os fundamentos legais contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2009).
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 19 de Jan de 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 17 de Jan de 2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo (SP). Editora Atlas S.A. disponível no AVA do IFMT do curso de Pedagogia
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa ed. São Paulo: Atlas, 1999. O segundo capítulo deste livro trata do roteiro de um projeto de pesquisa. Cada uma das …Disponível em <https://files.cercomp.ufg.br> Acesso em: 10 de fev. 2023
KISHIMOTO, Tizuko Morchida e Santos, Maria Walburga dos. Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidades. São Paulo: Cortez, 2016. Disponível em <http://www.redalyc.org/pdf/715/71553908017.pdf> Acesso em 15 de jan. de 2022
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa, teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. Saúde coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012b. https://www.scielo.br › csc de MCS Minayo · 2012 · Citado por 1826
NOVAIS, Samara Santana e FRANCO, Simone Delfino: BRINCAR HEURÍSTICO: APRENDIZAGEM LÚDICA, LIVRE E SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Artigo disponibilizado pela orientadora, Dra. FERREIRA, Eliana Maria - Em 07 de fev. de 2023
TIRIBA, Lea. Crianças da Natureza. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
PAESTRANA, Ana. A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças. 2019-2020. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt ›bitstream ›> Acesso em 17 de jul. de 2022.
REDIN, Marita Martins e FOCHI, Paulo Sergio. Infância e educação infantil - linguagens , Editora Unisinos, 2014.
RIVERO, Andréa Simões: A brincadeira das crianças na formação de professoras de educação infantil.