DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E AS INTERSECÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rosane Toebe Zen UEMS

Palavras-chave:

Ideb., Formação Inicial e Continuada de Professores., Qualidade da Educação.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma tese de doutorado, onde foram exploradas e compreendidas as estreitas relações que se estabelecem entre currículo, avaliações em larga escala e condições de trabalho docente. Para este texto, recortou-se o tema das possibilidades de contribuição do ensino superior e na melhora dos índices educacionais da educação básica. O estudo pauta-se na defesa da sólida formação inicial – encontrada de forma específica na universidade pública – e das ações de formação continuada promovidas por projetos de extensão universitária como elementos que contribuem no desempenho de estudantes em avaliações em larga escala. O objetivo, portanto, consiste em compreender o papel que vem sendo cumprido pela universidade na formação inicial e continuada de professores, e suas relações com os resultados educacionais apresentados por estudantes de escolas públicas. A pesquisa é de natureza qualitativa (MINAYO, 2004), e contou com levantamento bibliográfico, documental e de campo. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se realizar uma recuperação histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, compreendendo-a como política pública que nasce como proposta de avaliação diagnóstica. Porém, desde os anos 1990, o SAEB vem assumindo cada vez mais o papel de responsabilizar escolas, professores e alunos pelo desempenho alcançado. O estudo apresenta ainda algumas contribuições das profissionais entrevistadas. Apoiando a análise em teoria crítica, observa-se que a formação inicial de professores em nível universitário e a promoção de ações de extensão universitária são indispensáveis para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas, e por conseguinte, melhorar os índices. Conclui-se que as intersecções entre universidade e escola não se consolidam como práticas recorrentes, mas como estratégias esporádicas, uma vez que o poder público acata com prioridade as recomendações de organismos multilaterais que insistem na privatização do ensino superior e entendem que esse serviço deve ser lançado às mãos do mercado.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Zen, R. T. (2023). DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E AS INTERSECÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8937