FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Enaie Santos Silva UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Palavras-chave:

Formação de Professores Indígenas. Projetos Pedagógico. Licenciatura Intercultural Indígena

Resumo

Atualmente a formação inicial de professores indígenas no estado do Mato Grosso do Sul, segundo estado brasileiro que abrange a maior quantidade de moradores indígenas, ocorre através da Licenciatura Intercultural, ofertada pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Amambai; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana e pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cada Licenciatura está designada a um público-alvo, sendo o objetivo deste trabalho identificar a interculturalidade e se está em consonância com a Resolução CNE/CP n. 1/2015 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio, através da observação dos projetos pedagógicos do curso. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a pesquisa documental, pela perspectiva da política educacional brasileira. Após a análise, entende-se que as Licenciaturas da UFGD e da UEMS tem um Projeto Pedagógico do Curso que atende os normativos atinentes à formação de professores indígenas, notadamente a Resolução CNE/CP n.1/2015, portanto estão atualizados e buscam a interculturalidade dentro dos seus documentos que regulam o curso. No entanto, a Licenciatura Intercultural da UFMS, não faz referência e nem citação à Resolução CNE/CP n.1/2015 que, no cenário atual, normatiza as licenciaturas interculturais.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Santos Silva, E., & Nunes Militão, A. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8936

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