EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO ENSINO DE QUÍMICA.

Relato de Experiência

Autores

  • Maria Júlia Barroso Rodrigues. UFGD.
  • Evandro Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Vivian Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Médio, Estágio Curricular Supervisionado, assistentes de sala

Resumo

 

RESUMO: O relato a seguir é sobre a experiência desenvolvida durante o Estágio supervisionado II ofertado no período do sexto semestre na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada na Rua Ciro Melo, 5305 – Dourados/MS. O relato consta observações do espaço escolar onde os estagiários citam as características do local e alguns projetos desenvolvidos pela escola e a coparticipação realizada no laboratório em uma aula de experimentação, onde os estagiários atuam coparticipando da montagem do laboratório e da organização dos alunos, tirando dúvidas durante os experimentos e auxiliando suas respostas. O relato possui observações críticas referentes à limpeza do local e a visualização da fachada, trazendo também a estrutura que a escola possui para atender os alunos e a comunidade local, que se encontra em condições favoráveis, e as dificuldades enfrentadas pelos estagiários, por exemplo, o tempo de organização dos laboratórios entre as trocas de turmas, a mobilidade do material didático utilizado na aula (quadro negro) e a dificuldade da professora para realizar a explicação antes do experimento. Dessa forma acompanhando o texto existem reflexões alternativas de como realizar essa mesma aula sem o apoio e auxílio dos estagiários, lembrando que essa aula de laboratório a professora da turma possuía a ajuda de dois estagiários e um professor que não possui esse apoio é provável que não consiga realizar esse mesmo experimento em uma turma considerada volumosa.

Palavras-chave: Estágio II. Experimentação. Coparticipação. Ensino de química.  

Biografia do Autor

Maria Júlia Barroso Rodrigues., UFGD.

[1]Licencianda em Química, bolsista do PIBID.

Evandro, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

[1]Licenciando em Química, bolsista voluntário do PIBID.

Vivian, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

[1]Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD. Líder, em conjunto de Adriana Marques de Oliveira, do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciências e Química – (GEPHCECQ). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. viviancalixto@ufgd.edu.br.

Referências

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estagiários nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Coleção ideias em ação).

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Barroso Rodrigues., M. J., Conceição de Souza, E., & dos Santos CALIXTO, V. (2023). EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO ENSINO DE QUÍMICA. : Relato de Experiência. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8931