A A utilização dos verbos das habilidades do Currículo do Ensino Médio em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da Taxonomia de Bloom

Autores

  • Hânia Cardamoni Godoy Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul
  • Sra, Amanda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Taxonomia de Bloom, Ciências da Natureza, Currículo

Resumo

A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais, por isso foi utilizada pelo Currículo de Mato Grosso do Sul, etapa ensino médio, para seriar as habilidades por ano. O objetivo deste trabalho é descrever como analisar e utilizar os verbos da Taxonomia de Bloom para seriar as habilidades da área de CNT por meio dos documentos norteadores. Com isto, observou-se que mesmo a ferramenta sendo significativa e muita utilizada, na educação, para planejar atividades e avaliações que estimulem o desenvolvimento progressivo das habilidades cognitivas dos estudantes, verificou-se que para sequenciar as habilidades de acordo com os anos de ensino, essa ferramenta pode ser útil, mas não seguiria uma sequência pedagógica lógica dos objetos de conhecimento. Concluiu-se, assim, que a Taxonomia de Bloom nesse contexto, deve ser utilizada como uma ferramenta que possibilite sequenciar as habilidades de acordo com a complexidade dos verbos, mas que leve também em consideração a relação da complexidade dos conteúdos. De tal forma que, não prejudique o planejamento dos professores, que terão a oportunidade em aplicar metodologias adequadas, de maneira que os estudantes desenvolvam as habilidades de forma progressiva juntamente com a complexidade dos conhecimentos relacionados aos conteúdos. Além de necessidade de uma formação continuada aos professores que seja eficiente para que se entenda melhor a proposta desse novo currículo que tem por objetivo extrair os objetos de conhecimento e as metodologias de aprendizagem de acordo com as habilidades.

Referências

ANDERSON, L. W. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001. 336 p.

BLOOM, B. S. et. al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.

MATO GROSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Ensino Médio. Campo Grande, 2021.

SANTA, Teresa. Taxonomia de Bloom: o que é e como usar? Educador: o seu portal educacional. Disponível em: < https://educador.com.br/conheca-a-taxonomia-de-bloom/> Acesso em: 01/07/2023.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Cardamoni Godoy, H., & de Mattos Pereira Mano, A. (2023). A A utilização dos verbos das habilidades do Currículo do Ensino Médio em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da Taxonomia de Bloom. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8930