DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO PARA AS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS CAXIAS

Autores

  • Ana Júlia Rêgo Vieira da Luz UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS/UFGD

Palavras-chave:

Curricularização da Extensão, Políticas Educacionais, Licenciatura.

Resumo

As Políticas Públicas configuram atos correlacionados com as ações no transcurso de governos em diferentes esferas, podendo ser estendidas à outras administrações, encerradas ou reformuladas. A Extensão Universitária está presente no Instituto Federal do Maranhão desde a sua criação, pela Lei nº 11.892 de novembro de 2008, com o objetivo de fortificar na instituição o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. Contudo, foi a Resolução CNE/CES n. 7, de dezembro de 2018, que regulamentou essa atividade nos cursos de graduação. No IFMA a Resolução supracitada foi ratificada pela Resolução IFMA nº 32, de novembro de 2021 que regulamenta a Curricularização da Extensão no IFMA. O Campus Caxias está em funcionamento desde 2011, contudo somente em 2012 iniciou o funcionamento dos cursos de Licenciatura. Os Projetos Pedagógicos das graduações foram reformulados para a inclusão da Curricularização da Extensão na matriz. Os três cursos inseriram a Extensão de forma diferente: as Licenciaturas em Química e Matemática adicionaram três componentes curriculares ao longo do curso, a Licenciatura em Ciências Biológicas adicionou uma média de 10 horas aula em algumas disciplinas do semestre letivo, ao longo de todo o curso. O objetivo desse trabalho é analisar como foi feita a implementação da Curricularização da Extensão nos cursos de Licenciatura do IFMA Campus Caxias. Como esse é o primeiro semestre de funcionamento dos cursos com a nova matriz não se pode julgar qual proposta é a mais acertada, se as duas propostas serão eficientes ou ambas precisarão de ajustes.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rêgo Vieira da Luz, A. J., & Militão, A. (2023). DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO PARA AS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS CAXIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8929