UM CONTO ACERCA DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM QUÍMICA
Relato de Experiência
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Ensino Médio, Estágio Curricular Supervisionado, Formação de professores, Ligações Químicas, Metodologias Ativas, PIBID. Formação inicial. UFGD. Educação., Prática Metodológica., Rede Estadual de Ensino, Relato de experiênciaResumo
RESUMO: O presente texto retrata a vivência dos autores enquanto estagiários do Ensino Médio na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, no período do primeiro semestre de 2023, no turno noturno, por meio de um relato de experiência. Vivenciando esses momentos em sala de aula com a professora supervisora, percebemos que existirão momentos em que a interação verbal parece não fluir, mas, precisamos aprender a oportunizar estratégias para sua potencialização. Porém é importante entender que, em alguns momentos, a interação não correspondera as expectativas do professor, onde se torna um bom momento para refletir e repensar as práticas, então acredito que uma forma de buscar dar uma boa aula, seria deixar o aluno participar, dar espaço para que o aluno faça aula também junto com o professor. Nesse ínterim, assumindo essa perspectiva teórico/metodológica o professor, precisa considerar em suas ações, a potência de ouvir seus alunos, de provocá-los a participar e desenvolver a autonomia do seu percurso de aprendizagem. Não é sobre o professor, é muito mais sobre o aluno, é sobre aquele momento de troca, no qual oportuniza-se o espaço para o aluno se expressar, para que o aluno seja sujeito da aula também. Assim, acredito que é uma forma mais inteligente e mais proveitosa de se utilizar da aula. A oportunidade de auxiliar os alunos em suas dúvidas de sala de aula, a elaboração da aula experimental, foram assustadoras, mas também foram de uma alegria imensa e fonte de orgulho, e com certeza contribuíram em muito para nossa formação.
Palavras-chave: Estágio. Educação Química. Ensino. Médio. Relato. Experiência.
Referências
CARVALHO; A. M. P.; Os estágios nos cursos de licenciatura; São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Coleção ideias em ação)