O PIBID NA UFGD: contribuições para a formação inicial de professores

Autores

  • Adriana de Fátima Vilela Biscaro Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

PIBID. Formação inicial. UFGD. Educação.

Resumo

O presente texto apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados[1] (UFGD). Tem como tema o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na perspectiva da política e da gestão educacional, cujo objetivo é apresentar o contexto do PIBID na UFGD e suas principais contribuições para a formação inicial de professores, no período de 2013 a 2017. Por meio do método crítico do conhecimento, adotou-se a metodologia de natureza qualitativa mediante a pesquisa documental em relação à legislação do PIBID de acordo com os processos formais instituídos no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos Relatórios de Gestão da CAPES e da UFGD. Os resultados revelaram que o PIBID tem contribuído significativamente para a formação dos licenciados com fundamentos teóricos e práticos para melhor compreensão da docência, para a opção da carreira docente e para o seu ingresso no exercício da docência na rede básica de ensino. As contribuições também se voltam para os cursos de licenciatura, para a formação continuada dos professores supervisores e para a educação básica e evidenciou potencialidades, desafios e perspectivas para uma contribuição significativa, na valorização do magistério e na inserção à docência.

 

[1] Pesquisa realizada sob orientação da Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda do PPGEdu/FAED/UFGD.

Referências

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela. Contribuições do PIBID aos licenciados egressos: desafios para a política e para a gestão educacional. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, MS, 2023.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Biscaro, A. de F. V. (2023). O PIBID NA UFGD: contribuições para a formação inicial de professores. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8926