A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO:

Revisão sistemática da produção do conhecimento no período de 2017 a 2021

Autores

  • Josiane Caroline de Souza Salomão Corrêa UFGD/FAED
  • Fabio Perboni UFGD

Palavras-chave:

Lei nº 13.415/2017, Reforma do Ensino Médio, Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho integra a pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados na linha de pesquisa Política e Gestão da Educação. Tem por objetivo mapear e analisar as produções sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na implementação do novo ensino médio. Em 2017 a BNCC tinha incluso em seu documento as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, já a etapa do Ensino Médio foi homologada pelo ministro da Educação em 14 de dezembro de 2018, durante sessão extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE), incorporando também essa etapa de ensino ao documento. Com base nas pesquisas e exemplos de fichamentos de Diniz (2022) sobre revisão ou síntese sistemática de pesquisa, inicialmente determinamos a pergunta central do levantamento: Quais as implicações da BNCC na implementação do novo ensino médio no âmbito nacional? A fim de identificar o volume de produção nos repositórios selecionados direcionados a esta temática. A partir de pesquisa exploratória, realizada por meio do levantamento bibliográfico das produções científicas hospedadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Anais resultantes das reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com recorte temporal de 2017 a 2021, que se justifica pelo marco da Lei nº 13.415/2017, que estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais e definindo uma nova organização curricular, por meio dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Palavras-chave: Lei nº 13.415/2017. Reforma do Ensino Médio. Políticas Públicas Educacionais.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

de Souza Salomão Corrêa, J. C., & Perboni, F. (2023). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: : Revisão sistemática da produção do conhecimento no período de 2017 a 2021. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8923