A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS VISTA POR MEIO DE CADERNOS ESCOLARES DA DÉCADA DE 1960
Palavras-chave:
Formação de professores leigos, Cadernos escolares, Disciplinas escolaresResumo
Este trabalho tem o propósito de investigar, dentro da história da educação, a formação de professores do Centro de Treinamento de Cuiabá, no período de 1963 a 1969. Para tanto, analisa essa formação por meio de cadernos escolares de antigos/as professores/as leigos/as do munícipio de Dourados, que frequentaram o Curso de Regentes do Ensino Primário neste Centro de formação, buscando compreender por meio das diferentes disciplinas, como era iniciado o seu trabalho, em que momento esses professores recebiam certo tipo de formação e como era a rotina escola. A pesquisa em questão tem cunho qualitativo, sendo desenvolvida por meio da análise bibliográfica e da análise documental. Desse modo, foram localizados, selecionados alguns cadernos escolares do ano de 1969, cedidos do arquivo pessoal de uma ex-aluna do CTM, no qual foi analisado quais as disciplinas foram cursadas nesse período, quantos cadernos de cada disciplina foram guardados e se possível qual o método utilizado pelos professores que ministravam cada disciplina. Para embasar esse estudo foram usados autores como André Chervel (1990), Peter Burke (1992), António Gomes Ferreira (2019), Tania Cordova (2016), Eliane Peres (2012). De um modo geral, observou-se de modo geral, que todas as disciplinas envolvidas no currículo dos professores leigos, estavam sendo preparadas para envolver a comunidade de forma total na escola e todos os métodos propõe que se sejam adaptados para a escola Rural.
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