A(s) REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMS
Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação étnico-racial. Curso de Pedagogia. Currículo.Resumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de iniciação científica voluntária em andamento que tem como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), totalizando seis unidades, sendo eles: CPPP, FAED, CPNV, CPAN, CPTL e CPAQ, bem como a estrutura curricular das disciplinas e suas respectivas ementas, a fim de sistematizar reflexões e problemáticas acerca da maneira em que o trabalho com as temáticas étnico-raciais se apresentam na formação de professores com base na legislação vigente, que, por sua vez, consiste em “[...] um conjunto de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória (GONÇALVES; SILVA, 2004, p. 12)” para o atendimento da lei 11.645/2018 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, nesse sentido, foi adotada a pesquisa bibliográfica qualitativa, procurando analisar como se dá a formação inicial do professor. Nesse sentido, as atividades já realizadas consistem em 1) elaboração dos fichamentos e discussões dos referenciais teórico-metodológicos, sendo os principais: LIBÂNEO (2010); SILVA (2014); CANDAU (2008); GONÇALVES; SILVA (2004). 2) Leitura e Análise dos PPC’s e Currículos das unidades da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a fim de estruturar os dados obtidos com base no referencial teórico selecionado. A fase atual do desenvolvimento da pesquisa será dedicada à tabulação dos dados obtidos, construção do relatório final e a divulgação dos resultados na comunidade científica; socialização dos dados com unidades parceiras da coleta de dados.
Referências
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2° ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2008.
GOMES, Nilma Lino e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves (orgs). Experiências étnicoculturais para a formação de professores. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBANEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais / Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (Relatora). Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/CNE, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf