A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
o que nos revelam as pesquisas?
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica. Educação do Campo. Revisão Sistemática da literatura.Resumo
A função do Coordenador Pedagógico é a do integrador e articulador do pedagógico com o administrativo, de modo que favoreça o desenvolvimento da ação pedagógica. Mas, sobretudo, a função do coordenador é a de orientar e auxiliar o professor de maneira dialógica, pois é através do diálogo que se resgata a ação realizada com o intuito de entendê-la, para então, transformá-la. Ou seja, estar a postos para fornecer qualquer apoio quanto as formulações e emprego das atividades pedagógicas ao corpo docente. Vale resultar que este artigo é resultante de um trabalho de conclusão de curso de especialização, lato sensu, em Coordenação Pedagógica, que foi motivado pela seguinte problemática: Como as produções do conhecimento têm abordado a função do Coordenador Pedagógico das escolas do campo? Deste modo, estabeleceu-se como objetivo geral investigar o que se tem produzido acerca do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas do campo e como as produções do conhecimento têm dissertado a respeito dessa função nessas escolas. Para tanto, utilizou-se como processo metodológico a revisão sistemática da literatura, tendo como fonte de levantamento bibliográfico bancos de dados de teses e dissertações (BDTD e Catálogo da CAPES), periódicos e repositórios institucionais. Após as buscas, encontrou-se nove trabalhos que discutem a função do Coordenador Pedagógico que atua na Educação do Campo. Muitos trabalhos versaram sobre as várias funções burocráticas e administrativas atribuídas ao Coordenador Pedagógico, prejudicando sua atuação no acompanhamento pedagógico dos professores. Ademais, poucos trabalhos apresentaram aspectos da formação inicial e continuada dos Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação do Campo.
Referências
CASAS, Rosemara dos Santos. O Pedagogo na Educação do Campo: algumas considerações sobre a educação em Paranaguá. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) – Curso em Educação do Campo, Universidade Federal do Paraná – Litoral, Matinhos, 2012. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38481/R%20-%20E%20-%20ROSEMARA%20DOS%20SANTOS%20CASAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 jul. 2021. Disponível em: <http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufba/file.php/1/Midiateca_TCCPV_CECOP3/Eixo_09/TCC_PV_ADELAIDE_APARECIDA_DE_LIMA.pdf >. Acesso em: 12 jul. 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: Marcas que constituem uma identidade. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola: processos e práticas. Santos: Editora universitária Leopoldianum, 2016. p. 49-58.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev.2020. 2020. Disponível em: <https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2021.
LAGE, Bruna Oliveira. Pedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais: Desafios na construção da Escola do Campo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3967117>. Acesso em: 13 jul. 2021.
LIMA, Adelaide Aparecida. As práticas de interveção da Coordenação Pedagógica para a formação do Professor de uma classe multissérie. Projeto Vivencial (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: <http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufba/file.php/1/Midiateca_TCCPV_CECOP3/Eixo_09/TCC_PV_ADELAIDE_APARECIDA_DE_LIMA.pdf >. Acesso em: 10 jul. 2021.
NASCIMENTO, Marinez Luz da Silva. Atuação do Coordenador Pedagógico nas Turmas Multisseriadas da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Conceição. Projeto Vivencial (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: <http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufba/file.php/1/Midiateca_TCCPV_CECOP3/Eixo_08/TCC_PV_MARINEZ_LUZ_DA_SILVA_NASCIMENTO.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.
NOGUEIRA, Alvanilde Araujo. O Coordenador Pedagógico e as turmas Multisseriadas da zona rural do Município de Pinheiros – MA. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Pinheiro, 2016. Disponível em: <https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/1860>. Acesso em: 25 jul. 2021.
OLIVEIRA, Joelma Miriam; SANTOS, Amanda Fernandes; PEIXOTO, Niziany Sales. Atuação Do Coordenador Pedagógico Nas Escolas Campesinas: Limites E Possibilidades. Anais do III Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2016. Disponível em: <https://docplayer.com.br/45739997-Atuacao-do-coordenador-pedagogico-nas-escolas-campesinas-limites-e-possibilidades.html>. Acesso em: 03 set. 2021.
PEGORARO, Ana Catarina Barbosa Blessa. O papel do Coordenador Pedagógico na Escola Municipal do Campo. Projeto vivencial (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47048/R%20-%20E%20-%20ANA%20CATARINA%20BARBOSA%20BLESSA%20PEGORARO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 jul. 2021.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O/a coordenador/a pedagógico/a: aportes à proposição de políticas públicas. Caderno de pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006>. Acesso em: 25 out. 2020.
SALVADOR, C. M. A Coordenação Pedagógica: uma releitura a partir de Paulo Freire. Colóquio Internacional Paulo Freire, 2001. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3597>. Acesso em 28 mar. 2021.
SOUSA, Ednalva Gomes de. O currículo em movimento, Educação do Campo e Coordenação pedagógica: aspectos favoráveis e desafiadores. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16763/1/2015_EdnalvaGomesDeSousa_tcc.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2021.
SOUZA, Maria Antônia de; CRUZ, Rosana Aparecida da. Educação do Campo e Escola Pública: Experiência e Resistência. Revista Debates Insubmissos, Caruau, Ano 1, v.1, nº 3, p. 67-90, set/dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/238480>. Acesso em: 13 nov. 2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos A; D’AVILA, Cristina (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012, p. 13-21.
ZAMBONI, Ilma Pereira de Souza. O Pedagogo no Contexto Escolar do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/54589/R%20-%20E%20-%20ILMA%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20ZAMBONI.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 jul. 2021.