A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

o que nos revelam as pesquisas?

Autores

  • Sarah da Silva Corrêa Lima PMCG

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Educação do Campo. Revisão Sistemática da literatura.

Resumo

A função do Coordenador Pedagógico é a do integrador e articulador do pedagógico com o administrativo, de modo que favoreça o desenvolvimento da ação pedagógica. Mas, sobretudo, a função do coordenador é a de orientar e auxiliar o professor de maneira dialógica, pois é através do diálogo que se resgata a ação realizada com o intuito de entendê-la, para então, transformá-la. Ou seja, estar a postos para fornecer qualquer apoio quanto as formulações e emprego das atividades pedagógicas ao corpo docente. Vale resultar que este artigo é resultante de um trabalho de conclusão de curso de especialização, lato sensu, em Coordenação Pedagógica, que foi motivado pela seguinte problemática: Como as produções do conhecimento têm abordado a função do Coordenador Pedagógico das escolas do campo? Deste modo, estabeleceu-se como objetivo geral investigar o que se tem produzido acerca do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas do campo e como as produções do conhecimento têm dissertado a respeito dessa função nessas escolas. Para tanto, utilizou-se como processo metodológico a revisão sistemática da literatura, tendo como fonte de levantamento bibliográfico bancos de dados de teses e dissertações (BDTD e Catálogo da CAPES), periódicos e repositórios institucionais. Após as buscas, encontrou-se nove trabalhos que discutem a função do Coordenador Pedagógico que atua na Educação do Campo. Muitos trabalhos versaram sobre as várias funções burocráticas e administrativas atribuídas ao Coordenador Pedagógico, prejudicando sua atuação no acompanhamento pedagógico dos professores. Ademais, poucos trabalhos apresentaram aspectos da formação inicial e continuada dos Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação do Campo.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

da Silva Corrêa Lima, S. (2023). A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: o que nos revelam as pesquisas?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8912