ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA: relações raciais e o papel da escrita nos processos de produção de identidades

Autores

  • Danielle dos Santos Barreto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS)
  • Maria Aparecida Lima dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/PPGEdu/UFMS) https://orcid.org/0000-0001-8106-4978

Palavras-chave:

Escrita Escolar, Ensino de História, Identidades, Letramento Racial, Branquitude

Resumo

O presente trabalho compõe o estudo de mestrado que vem sendo realizado com apoio da “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001” e está vinculado ao projeto de pesquisa “Escrita escolar e ensino de História: sentidos de aprendizagem histórica, letramento e literacia em sociedade de cultura escrita”, e tem como finalidade produzir um estado da arte das pesquisas que elegem o papel da escrita nas aulas de História e os processos de produção de identidades, considerando as discussões a partir de estudos sobre relações raciais (FANON, 2022) e Branquitude (BENTO, 2022). A pesquisa foi realizada considerando os fundamentos da elaboração de um estado da arte (FERREIRA, 2002), norteada pelos princípios da pesquisa documental (SILVA et al, 2009). Neste primeiro momento apresentaremos um breve levantamento, produzido a partir do mapeamento da produção acadêmica realizada no Portal Brasileiro de Publicações OASISBR; Revistas Brasileiras de Educação (Qualis A1-A4) e no Portal do PPGEdu/UFMS, utilizando as palavras-chave Escrita Escolar, Ensino de História, Identidades, Letramento Racial e Branquitude. Percebe-se, a partir das primeiras sistematizações, alguns elementos que permitem apontar para a existência de redes de significações (FURLAN, 2004) através das quais certa maneira de ensinar História se reproduz e se reinventa.

Biografia do Autor

Danielle dos Santos Barreto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS)

Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS), com o artigo "Sentidos do Aprender a Escrever e Práticas em Sala de Aula: Ensino de História e Identidade", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos. Durante sua formação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/PIVIC/UFMS 2018-2019. Atualmente é membro do "Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS)", realizando investigações na Linha I - Práticas escolares de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e na Linha III - Direitos Humanos e Relações Raciais. Discente do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFMS) com bolsa de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Aparecida Lima dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/PPGEdu/UFMS)

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atuando na Faculdade de Educação (FAEd/UFMS) onde ministra as disciplinas de Fundamentos e Metodologia do ensino de História para o curso de Pedagogia e Políticas Educacionais para as demais licenciaturas. Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFMS, na linha de pesquisa ?processos formativos, práticas educativas, diferenças?. Pesquisadora do grupo de Pesquisas Ensino Médio (EMPesquisa - UFPR), do Grupo de Pesquisa interinstitucional Oficinas da História (UERJ) e membro da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS). É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH), Coordenadora do GT de Ensino Superior do Fórum Estadual de Educação (FEE/MS) representando a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (Comitê MS). Coordenadora geral da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH). Interessa-se, particularmente, pelos temas: currículo e ensino de História; currículo e formação de professores para a Educação Básica; ensino e aprendizagem da língua escrita nos diferentes componentes curriculares; Análise de Discurso (AD) e ensino de História; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas disciplinas escolares da Educação Básica.

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

dos Santos Barreto, D., & Lima dos Santos, M. A. (2023). ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA: relações raciais e o papel da escrita nos processos de produção de identidades. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8910