ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA: relações raciais e o papel da escrita nos processos de produção de identidades
Palavras-chave:
Escrita Escolar, Ensino de História, Identidades, Letramento Racial, BranquitudeResumo
O presente trabalho compõe o estudo de mestrado que vem sendo realizado com apoio da “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001” e está vinculado ao projeto de pesquisa “Escrita escolar e ensino de História: sentidos de aprendizagem histórica, letramento e literacia em sociedade de cultura escrita”, e tem como finalidade produzir um estado da arte das pesquisas que elegem o papel da escrita nas aulas de História e os processos de produção de identidades, considerando as discussões a partir de estudos sobre relações raciais (FANON, 2022) e Branquitude (BENTO, 2022). A pesquisa foi realizada considerando os fundamentos da elaboração de um estado da arte (FERREIRA, 2002), norteada pelos princípios da pesquisa documental (SILVA et al, 2009). Neste primeiro momento apresentaremos um breve levantamento, produzido a partir do mapeamento da produção acadêmica realizada no Portal Brasileiro de Publicações OASISBR; Revistas Brasileiras de Educação (Qualis A1-A4) e no Portal do PPGEdu/UFMS, utilizando as palavras-chave Escrita Escolar, Ensino de História, Identidades, Letramento Racial e Branquitude. Percebe-se, a partir das primeiras sistematizações, alguns elementos que permitem apontar para a existência de redes de significações (FURLAN, 2004) através das quais certa maneira de ensinar História se reproduz e se reinventa.
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