Os OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO: semelhanças e divergências entre Brasil e Paraguai
Palavras-chave:
Conselhos de Educação, Brasil, ParaguaiResumo
Este artigo busca apreender os conselhos de educação do Brasil e do Paraguai, suas semelhanças e divergências. O trabalho está amparado na pesquisa bibliográfica e documental, com consultas de artigos e os documentos oficiais dos dois países, sendo: Alves (2014), Bordignon (2009), Brasil (2019), (CURY, 2006), Drabach (2015), Lima (2020), Oliveira et. al. (2009), Teixeira (2004), Viana e Mariotini (2019), Papi (2015), (PARAGUAI, 2001, 2007, 2019, 2011, 2021), Santos (2006). Vale ressaltar que este trabalho é parte da Dissertação de mestrado intitulada: “O papel do Conselho Nacional De Educação do Brasil e do Paraguai na formulação de ações para a Educação Básica”, defendida na Universidade Federal da Grande Dourados. Conclui-se que os conselhos possuem similaridades, no entanto no âmbito escolar no Brasil possui uma variedade de conselhos, já no Paraguai sabemos de sua existência, mas não encontramos documentos para analise de seus respectivos papeis, funções e membros. Além disso, vale ressaltar que os Conselhos de Educação, tanto no Brasil como no Paraguai são de suma relevância principalmente para a garantia de participação da sociedade nas tomadas de decisões no âmbito dos sistemas e no âmbito escolar, conforme seus anseios.
Referências
ALVES, Andréia Vicência Vitor. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. Editora da UFGD, Dourados/MS, 2014.
BRASIL. Conselho De Alimentação Escolar (CAE). In: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/392-conselho-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar Acesso: 13de mar. de 2022.
BRASIL. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). In: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae Acesso: 13 de mar. de 2022.
BRASIL. Conselhos Municipais de Educação: Fortalecimento da Gestão Democrática. Brasília, out/ 2019. Disponível em: https://irbcontas.org.br/wp- content/uploads/2020/04/cartilha-conselho-municipais-de-educacao-fortalecimento.pdfAcesso: 15 de mar. de 2023.
BRASIL. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/financiamento/fundeb/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-fundeb Acesso em: 20 de jun. de 2022.
BRASIL. Fórum Nacional de Educação (FNE). Portaria Nº 1.407, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/legislacao/portaria_1407_14122010.pdf Acesso: 13 de mar. de 2022.
BRASIL. Lei nº 8.242, de 12 de outubro de 1991. Cria o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8242.htm Acesso: 06 de jul. 2023.
BORDIGNON, Genuíno. Sistema Nacional Articulado de Educação: O papel dos Conselhos de Educação – 2009. Disponível em:
http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/28042010_sistema_nacional_articulado_de_educa cao.pdf Acesso: 23 de maio de 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. RBPAE – v.22, n.1, p. 41-67, jan./jun. 2006.
DRABACH, N. .Os Conselhos Escolares e a Gestão das Escolas Públicas entre os Anos de 1997 e 2007. Revista @mbienteeducação, v. 8, p. 84-93, 2015.
LIMA, Antônio Bosco de. Conselhos de educação, movimentos sociais e controle social. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 1, p. 28-46, jan./jun. 2010.
LIMA, Antônio Bosco de. Teses sobre a Educação Municipal e o Conselho Municipal de Educação no Brasil. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 1, p. 825-839, maio 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13352
OLVEIRA, João Ferreira de. et. al..Gestão democrática e qualidade de ensino em escolas de educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 149-162, jan./jun.
PAPI, Silmara De Oliveira Gomes. Conselho De Classe: Que Colegiado é esse? Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 480-518, maio/ago. 2015.
PARAGUAY. EJE 1 - Diseño del Plan de Acción Departamental – Proyeto La Educacíon Primero, todos por Caazapá – 2019. Disponível em: https://juntosporlaeducacion.org.py/wp- content/uploads/2020/07/EJE-RESUMEN-1-1.pdf Acesso em: 08 de fev. de 2023.
PARAGUAY. Ley Nº 1680/2001 Codigo de la Niñez y la Adolescencia. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/leyes-paraguayas/5261/ley-n-1680--codigo-de-la-niez-y-la-adolescencia Acesso em: 10 de jan. de 2023.
PARAGUAI. Ley Nº 3231 / Crea la Dirección General de Educación Escolar Indígena. Fecha De Promulgación: 29-06-2007. Fecha De Publicación: 13-07-2007. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/leyes-paraguayas/3278/ley-n-3231-crea-la-direccion-general-de- educacion-escolar-indigena Acesso: 20 de mar. de 2023.
PARAGUAI. Decreto Nº 8234/2011 – Por el cual se reglamenta la Ley Nº 3321/07 “Que crea la Dirección General de Educación Escolar Indigena”. Assunción,30 de dicienbre de 2011.
PARAGUAI. Guía para los Consejos Departamentales y Municipales de NNA.
© Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF) 2021. Asunción, Paraguay. Este material fue desarrollado en el marco del convenio firmado entre ITAIPU Binacional y UNICEF Paraguay como apoyo al Ministerio de la Niñez y la Adolescencia (MINNA), a través del proyecto “Niños, niñas y adolescentes libres de violencia”.
SANTOS, Flávia Regina Vieira dos. Conselho de classe: a construção de um espaço de avaliação coletiva. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
TEIXEIRA, Lucia Helena G. Conselhos Municipais de Educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004.
VIANA, Jeisiane Gabriele; MARIOTINI, Sérgio Donizeti. Gestão Democrática da Escola Pública: O Papel a APM como Instituição Auxiliar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro SP, 2019. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/79/220 42019214852.pdf Acesso: 18 de mar. de 2022.