EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO ENSINO DE QUÍMICA.
Palavras-chave:
Aprendizagem, assistentes de sala, Ensino Médio, Estágio Supervisionado em DocênciaResumo
RESUMO: O relato a seguir é sobre a experiência desenvolvida durante o Estágio supervisionado II ofertado no período do sexto semestre na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada na Rua Ciro Melo, 5305 – Dourados/MS. O relato consta observações do espaço escolar onde os estagiários citam as características do local e alguns projetos desenvolvidos pela escola e a coparticipação realizada no laboratório em uma aula de experimentação, onde os estagiários atuam coparticipando da montagem do laboratório e da organização dos alunos, tirando dúvidas durante os experimentos e auxiliando suas respostas. O relato possui observações críticas referentes à limpeza do local e a visualização da fachada, trazendo também a estrutura que a escola possui para atender os alunos e a comunidade local, que se encontra em condições favoráveis, e as dificuldades enfrentadas pelos estagiários, por exemplo, o tempo de organização dos laboratórios entre as trocas de turmas, a mobilidade do material didático utilizado na aula (quadro negro) e a dificuldade da professora para realizar a explicação antes do experimento. Dessa forma acompanhando o texto existem reflexões alternativas de como realizar essa mesma aula sem o apoio e auxílio dos estagiários, lembrando que essa aula de laboratório a professora da turma possuía a ajuda de dois estagiários e um professor que não possui esse apoio é provável que não consiga realizar esse mesmo experimento em uma turma considerada volumosa.
Palavras-chave: Estágio II. Experimentação. Coparticipação. Ensino de química.
Referências
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estagiários nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Coleção ideias em ação).