EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA CULTURAL:
O QUE NOS REVELAM OS ESTUDOS
Palavras-chave:
Educação Física. Pedagogia Cultural. Currículo Cultural.Resumo
Este estudo se propôs a fazer um breve levantamento, nas principais bases de dados de Teses e Dissertações do país, acerca das produções que abordam a Educação Física Escolar em correlação com a Pedagogia Cultural. Para tanto, nosso referencial teórico é pautado nos Estudos Culturais, mais especificamente na Pedagogia Cultural, a partir das produções de diferentes autoras/es pós-críticas/os. Nessa perspectiva de currículo, fundamentada no âmbito dos Estudos Culturais, surge o termo Pedagogia Cultural, que ao contrário do que o nome indica, não se trata da junção das palavras “Pedagogia” e “Cultura”, mas da relevância que é conferida às questões culturais em relação ao campo da pedagogia. São inúmeros os textos e produções teóricas que buscam definir o termo das Pedagogias Culturais, mas sua característica está, principalmente, na possibilidade de ensino e aprendizagem nos mais diversos espaços sociais que são regulados pela cultura, não só pelo ambiente escolar. As produções apontam que a Educação Física, ao se valer de um currículo cultural, propiciando uma pedagogia cultural, tem conseguido debater os marcadores sociais da diferença e produzindo novas percepções de manifestações corporais na Educação Física escolar. Contudo, também encontra-se dificuldades em abordar ou aprofundar o conhecimento de certos marcadores sociais da diferença, seja por um saber incipiente do/a professor/a ou pelo contexto da comunidade escolar.
Referências
BERTOLAZZO, Sandro. Os usos do Conceito de Pedagogias Culturais para Além dos Oceanos: um análise do contexto Brasil e Austrália. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 315-336, jan./abr., 2020. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/momento/article/view/8674/7217>. Acesso em: 25 set. 2021.
BONETTO, Pedro Xavier Russo. A "escrita-currículo" da perspectiva cultural de educação física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-143514/publico/PEDRO_XAVIER_RUSSO_BONETTO.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
BORGES, Ricardo Henrique de Jesus; NASCIMENTO, Miriam Araújo; MACHADO, Leíse da Silva; LAGO, Luciana Oliveira; ROCHA, Margarida Maria Silva; SOUZA, Maria Natividade Almeida de Jesus Currículo: implicações políticas, pedagógicas e culturais. ENECULT – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 10., 2014, Bahia. Anais eletrônicos [...]. Bahia: UFBA, 2014. Disponível em: < http://www.cult.ufba.br/enecult/anais/edicao-atual-x-enecult/>. Acesso em: 25 set. 2021.
BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, p. 329-376, jan./jun., 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cpa/a/B33FqnvYyTPDGwK8SxCPmhy/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15 out. 2021.
DUQUE, Tiago; OLIVEIRA, Esmael Alves de; BECKER, Simone. Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolar e diferenças em Mato Grosso do Sul. Revista interritórios, Caruaru, v. 6, n. 10, p. 225-242, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2021.
JUNIOR, Jorge Luiz de Oliveira. Significações sobre o currículo cultural da educação física: cenas de uma escola municipal paulistana. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-140858/publico/JORGE_LUIZ_DE_OLIVEIRA_JUNIOR.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
LIMA, Maria Emilia. Entre fios, "nós" e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural de educação física, 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30032017-161341/publico/MARIA_EMILIA_DE_LIMA.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
MARTINS, Aline Toffoli. Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da educação física no Cieja. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31102017-121309/publico/ALINE_TOFFOLI_MARTINS_rev.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação Física, Currículo Cultural e a Educação de Jovens e Adultos: novas possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-173022/publico/JACQUELINE_CRISTINA_JESUS_MARTINS.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
MÜHLEN, Johanna Coelho Von. Jogos de gênero em Pequim 2008: representações de feminilidades e masculinidades (re)produzidas pelo site Terra. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17729/000722027.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 29 jul. 2021.
MÜLLER, Arthur. Avaliação no currículo cultural da educação física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-094016/publico/ARTHUR_MULLER_rev.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura Corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte editora, 2006.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte editora, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. Tese (Livre-Docência em Metodologia Científica em Educação Física) – Escola de Educação Física e Desporto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-10042012-164200/publico//NeiraOcurriculo.pdf >. Acesso em: 25 set. 2021.
NUNES, Hugo César Bueno. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-141650/publico/HUGO_CESAR_BUENO_NUNES_rev.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
NEVES, Marcos Ribeiro das. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/publico/MARCOS_RIBEIRO_DAS_NEVES.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 263-274, jul./dez, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fcs/article/view/5247/4295>. Acesso em: 15 out. 2021.
SANTOS, Ivan Luiz dos. A tematização e a problematização no currículo cultural da educação física. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-111514/publico/IVAN_LUIS_DOS_SANTOS.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.