POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM PAÍSES LUSÓFONOS:

aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal

Autores

  • Meire Helen dos Santos Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Kellcia Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Políticas de Alfabetização entre Angola, Brasil e Portugal. Políticas Públicas de Alfabetização em Países Lusófonos. Política Educacional em Países Lusófonos.

Resumo

A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Situa-se o objeto da investigação correspondente a temática das políticas de alfabetização, com ênfase nos processos de formulações de políticas públicas educacionais brasileira em comparação com o contexto internacional. Os objetivos do trabalho são: analisar a concepção de alfabetização presente nas políticas públicas educacionais de países lusófonos, a saber, Angola, Brasil e Portugal, no período de 2018 a 2022; específicos 1) Compreender os elementos conceituais das diretrizes estabelecidas na agenda dos organismos internacionais para subsidiar as políticas públicas de alfabetização no período de 2018 a 2022; 2) Caracterizar os países lusófonos Angola, Brasil e Portugal no tocante aos seus contextos político-administrativos de estruturas de Estado e de Governo, bem como aos seus respectivos sistemas educacionais, em especial, as etapas referentes a alfabetização; 3) Problematizar as aproximações e os distanciamentos das políticas de alfabetização dos países lusófonos no período de 2018 a 2022. Para tanto, tem sido empregada, metodologicamente, a abordagem quanti-qualitativa e as tipologias de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados estão sendo tratados via análise de conteúdo. Os resultados iniciais concentram-se no levantamento bibliográficos realizados no período de (2022 a 2023) nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e os repositórios Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados de um universo de 44, 7 pesquisas. Essas investigações sinalizam que as concepções de alfabetização nesses países se aproximam no entendimento da necessidade da rapidez na formação de competências para ler e escrever e, consequentemente, da compreensão da leitura e reprodução da escrita. Desse modo, evidencia-se que essa perspectiva de agilidade na formação da leitura e escrita nos países acompanha uma ótica, cada vez mais presente nas diretrizes dos organismos internacionais e incorporadas nas políticas públicas nacionais.

Referências

ANÍBAL, G.; TEODORO, A. A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas

políticas educativas em Portugal. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v.10, 2007, p.13-

Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34911872002. Acesso em: 4 nov. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da

República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Acesso em: 22 out. 2022.

BRASIL. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização.

Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 22 out. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização.

Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 22 out. 2022.

CELLARD, A. Análise Documental. In: POUPART, J.et al.A pesquisa qualitativa: enfoques

epistemológicos e metodológicos. 3.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012. p. 295- 316.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial

Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação e

Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 out. 2022.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. In: FACHIN, O. Pesquisa Bibliográfica. São Paulo:

SARAIVA, 2003. p. 119-137.

FARIA, C. A. P.Políticas públicas e relações internacionais. Escola Nacional de Administração Pública

(Enap). Brasília: Enap, 2018.111p. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3335Acesso

em: 19 nov. 2022.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, categorias de análise, casos práticos. 2.ed. São Paulo:

CENGAGE, 2013.168p.

SECCHI, L. Ciclo de políticas públicas. In: SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de

análise, casos práticos. Florianópolis: CENCAGE, 2015. p. 33-54.

SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação e soluções. São

Paulo: CENCAGE, 2018, 252p.

SOUZA, K.R. Direito à educação nos países membros do Mercosul: um estudo comparado. 2017. 346

f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Faculdade Ciências e Letras Campus Araraquara - SP.2017.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia

quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-

, jan./abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099.

Acesso em: 23 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Helen dos Santos Lima, M., & Rezende SOUZA , K. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM PAÍSES LUSÓFONOS: : aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8901