SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E O PROTAGONISMO INFANTIL

Autores

  • Elisângela Rodrigues Furtado Secretária Municipal de Educação de Campo Grande - MS

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Educação Infantil, Protagonismo Infantil

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a Sociologia da Infância, o protagonismo infantil e seus principais conceitos. Este estudo é de cunho bibliográfico e teve como aporte teórico os documentos oficiais, Constituição Federal do Brasil de 1988, LDB 9394∕96, DCNEI (2009a) , BNCC (2017), os autores: Oliveira (1988), Prout (2021), Samento (2008), Dip e Tebet (2019) entre outros. A Sociologia da Infância tem como objetivo estudar a infância como objeto sociológico, percebendo a criança como sujeito social, histórico, que interage entre seus pares, produzindo cultura. A Sociologia da Infância vem discutindo vários conceitos, tais como: cultura de pares, participação infantil, adultocentrismo, geração, protagonismo infantil, entre outros. Em suma, percebe-se que o protagonismo infantil é um conceito em construção, que discute a participação da criança, na qual a mesma tenha voz, que o adulto tenha uma escuta sensível para poder compreender suas necessidades. Para tanto, faz-se necessário escolas, que proporcionem que as crianças tenham participação efetiva, assim como, seus direitos garantidos para exercer o protagonismo infantil. Sugere-se mais estudos referente ao protagonismo infantil em diferentes áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Elisângela Rodrigues Furtado, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande - MS

Mestre em Educação

Especialista em Gestão Escolar e Treinamento Desportivo

Licenciatura Plena em Educação Física

Técnica Educacional da Semed

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Furtado, E. R. (2023). SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E O PROTAGONISMO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8899