UMA REGÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO

a análise da construção de novos significados matemáticos para os casos de semelhança de triângulos

Autores

  • Síntia Paola Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Ensino Exploratório, Aprendizagem, Perspectiva dialógica, Compreensão matemática

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do processo de compreensão matemática de alunos do 2.º ano do Ensino Médio ao resolver uma tarefa sobre casos de semelhanças de triângulos, decorrentes de uma regência realizada na perspectiva do Ensino Exploratório durante o Estágio Supervisionado no Ensino Médio II, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consiste em compreender as possibilidades de aprendizagem matemática emergentes do processo de resolução da tarefa e do apoio da estagiária. Como método de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar a forma como os alunos construíram e atribuíram significado aos conceitos matemáticos, com base nas transcrições das gravações realizadas na fase de desenvolvimento da tarefa durante a regência. Dessa forma, a análise dos dados evidenciou os processos pelos quais os diálogos entre a estagiária e os alunos contribuíram para que, esses, comunicassem suas dúvidas, percepções e conhecimentos. Além disso, também foi possível observar que a autonomia dos alunos na resolução da tarefa não foi reduzida pelo apoio da estagiária, bem como os indícios da capacidade de generalização. Portanto, interpretando os resultados obtidos pode-se concluir que, além da capacidade de argumentação e de mobilização de formas mais avançadas de raciocínio matemático, a partir de processos de comunicação e colaboração, os alunos construíram novos significados para o conceito de razão atrelados aos casos de semelhanças de triângulos.

Referências

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática. Lisboa, n. 115, p. 11-17, nov./dez. 2011.

CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: Canavarro, P., Santos, L., Boavida, A., Oliveira, H., Menezes, L., & Carreira, S. (org.). Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática. Portalegre: SPIEM, p.255-266, 2012.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 77-87.

CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, M. O. Ensino exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam matemática. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 2016. p. 19-32.

CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 2016. p. 81-98.

JESUS, C. C. de. CYRINO, M. C. C. T. OLIVEIRA, H. M. de. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v.20, n.2, p. 21-46, 2018.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, v. 22, n. 2, p. 29-53, 2013.

PONTE, J. P.; MATA-PEREIRA, J.; HENRIQUES, A. C.; QUARESMA, M. Designing and using exploratory tasks. In: MARGOLINAS, C. (Ed.), Task design in mathematics education: Proceedings of ICMI Study 22 (v. 1, 2013. p 9-15). Oxford.

STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: Da investigação à prática. Tradução de Alunos de mestrado em Educação Matemática da FCUL. (Artigo original publicado em 1998). Educação e Matemática, n.105, p. 22-28, 2009. Tradução de: Mathematical tasks as a framework for reflection: From

research to practice.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA. A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução: Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: ícone, p. 103-117, 2010.

WELLS, G. Learning and teaching for understanding: The key role of collaborative knowledge building. Social Constructivist Teaching, v. 9, p. 1-41, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rodrigues, S. P., & Raffa Rodrigues, R. V. (2023). UMA REGÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: a análise da construção de novos significados matemáticos para os casos de semelhança de triângulos. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8897