ANÁLISE DO PROGRAMA CONTA PRA MIM
Palavras-chave:
escola, Conta pra mim, literacia familiar, literatura infantilResumo
Este artigo traz resultados de estudo qualitativo e exploratório, realizado durante a disciplina de Prática Científica, no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo analisar o Programa Conta pra Mim, concernente à literacia familiar na relação entre a escola e a família, produzida no documento. Realiza uma análise documental desse programa nacional, relacionado à leitura literária, denominado Conta pra Mim: Um Guia de Literacia Familiar, lançado em 2020 no Brasil, com base no Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Os aportes teóricos principais estão pautados em Ramalhete (2020), Zilberman (1985, 2003, 2005, 2009), Cheng (2021), Cosson (2002), Farias e Tolentino (2021) e Silva, Souza e Signorelli (2021). A análise documental revela a adoção de um modelo de família tradicional e moralista, desconsiderando a diversidade de arranjos familiares presentes na sociedade brasileira; além disso, percebe-se que o programa menospreza o papel da escola no âmbito do ensino da literatura infantil.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7559, de 01 de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. 2011. Brasília, DF, 05 set. 2011. 2019a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 12 jun 2023
BRASIL. Decreto Nª 9.765, de 11 de abril de 2019.a Institui a Política Nacional de Alfabetização. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2019a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9765.htm. Acesso em: 3 maio. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: guia de literacia familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019b. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim. Acesso em: 11 dez 2022
BRASIL. Decreto nº 9930, de 23 de julho de 2019c. Altera o Decreto nº 7.559, de 1º de setembro de 2011, que dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura. Decreto Nº 9.930, de 23 de Julho de 2019. Brasília, DF, 24 jul. 2019. 2019c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9930.htm. Acesso em: 24 jan. 2013.
BRASIL. Portaria 421 de 23 de abril de 2020a. Institui o Conta pra Mim, programa de literacia familiar do Governo Federal. Brasília: Ministério da Educação. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-421-de-23-de-abril-de-2020-253758595. Acesso em: 3 jan 2023.
BRASIL. Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ministério da Educação. Conta pra Mim. 2020b. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim. Acesso em: 02 jun. 2023.
CARVALHO JUNIOR, J. R. A. de, SILVEIRA, S. F. R. Proposta de um modelo lógico na avaliação do Programa Conta pra Mim. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351612781_n_11_-_PROPOSTA_DE_UM_MODELO_LOGICO_NA_AVALIACAO_DO_PROGRAMA_CONTA_PRA_MIM. Acesso em: 22 de mai 2023.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, Agosto-2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/
handle/123456789/40143?locale=pt_BR Acesso em: 17 jun. 2023.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996 a.
CHENG, G. L. PROGRAMA CONTA PRA MIM: EDUCAÇÃO ESTÉTICA OU PEDAGOGIA MORAL?. ATENA EDITORA, p. 164–176, 2021. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/programa-conta-pra-mim-educacao-estetica-ou-pedagogia-moral. Acesso em: 11 de Abr 2023
FARIAS, Fabíola Ribeiro; TOLENTINO, Jéssica Mariana Andrade (ED.). O programa Conta pra mim e sua perspectiva de educação na primeira infância. [s.l.] Revista Espaço Acadêmico, 2021. v. 229. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/57578/751375152336/. Acesso em: 15 mai 2023
FERREIRA, N. B. de P.; DUARTE, N. Literatura e educação: uma análise marxista. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 13, 2010.
KLEIMAN, Ângela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 2016.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua - 2021 Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgação anual Brasília, DF: IBGE, 2022. Disponível: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101963. Acesso em: 15 mai 2023.
MACEDO, M. do S. A. N. Por uma alfabetização transformadora. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 10, 2019.
MACHADO, A. M. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
PAULINO, Graça. Leitura literária. Glossário CEALE. 2013. Disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acesso em: 14 jun. 20.
PICCOLI, Luciana e ZEN, Maria Isabel Habckost Dallaartigo - PRÁTICAS DE LEITURA, GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS DO CONTEXTO FAMILIAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO. Educação em Revista [online]. 2020, v. 36. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698220588. Acesso em: 17 maio 2023
RAMALHETE, Mariana Passos. O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM.Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, pp.151-167, set-dez 2020b. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/issue/view/1028. Acesso em: 4 jan 2023
RAMALHETE, Mariana Passos. A diretriz de educação literária na Política Nacional de Alfabetização: contrapontos. Revista Práxis Educativa, v. 15, n. 1, 2020. Disponível: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15264 Acesso em: 1 jun 2023
SILVA, F. D. de À.SOUZA, V. A. .; SIGNORELLI, G. . Programa “Conta pra Mim”: a proposta da “educação literária” no cerco da Política Nacional de Alfabetização. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 698–715, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62475. Acesso em: 15 jun. 2023.
SILVA, Lidiane. R. C. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO — EDUCERE, IX, ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, III, 2009, Curitiba.
SANTOS, V. “CONTA PRA MIM” ..., MAS CONTA PARA QUEM? UM OLHAR REFLEXIVO PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À LITERACIA FAMILIAR. 2022. Disponível em <https://www.sbece.com.br/resources/anais/9/sbece2022/1655751243_ARQUIVO_1f54436ab8569a083c5caa94240fc459.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2023.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11 ed. revista, atualizada e ampliada. Rio de Janeiro: Global, 2003.
ZILBERMAN, R. Como e por que ler a Literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
ZILBERMAN, R. Introduzindo a literatura infanto-juvenil. Perspectiva, v. 2, n. 4, pp. 98-102, 1985.
ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, pp. 11-22, 2008.