ANÁLISE DO PROGRAMA CONTA PRA MIM

Autores

  • Eduarda Vargas Santana Vargas Santana UFMS
  • Maria de Fátima Xavier Xavier da Anunciação de ALMEIDA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

escola, Conta pra mim, literacia familiar, literatura infantil

Resumo

Este artigo traz resultados de estudo qualitativo e exploratório, realizado durante a disciplina de Prática Científica, no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo analisar o Programa Conta pra Mim, concernente à literacia familiar na relação entre a escola e a família, produzida no documento. Realiza uma análise documental desse programa nacional, relacionado à leitura literária, denominado Conta pra Mim: Um Guia de Literacia Familiar, lançado em 2020 no Brasil, com base no Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Os aportes teóricos principais estão pautados em Ramalhete (2020), Zilberman (1985, 2003, 2005, 2009), Cheng (2021), Cosson (2002), Farias e Tolentino (2021) e Silva, Souza e Signorelli (2021). A análise documental revela a adoção de um modelo de família tradicional e moralista, desconsiderando a diversidade de arranjos familiares presentes na sociedade brasileira; além disso, percebe-se que o programa menospreza o papel da escola no âmbito do ensino da literatura infantil.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Vargas Santana, E. V. S., & Xavier da Anunciação de ALMEIDA, M. de F. X. (2023). ANÁLISE DO PROGRAMA CONTA PRA MIM. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8893