A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE APOIO EM SIDROLÂNDIA/MS

Autores

  • Eliane Cerdas Labarce
  • MARINA de Oliveira MACÁRIO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

maternagem, trabalho docente, assistentes de sala

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo um aprofundamento teórico a respeito da Educação Infantil (EI), em que se procurou conhecer as concepções das assistentes de sala (profissionais de apoio) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Sidrolândia/MS a respeito do seu trabalho. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada cujos dados permitiram levantar um perfil das profissionais, assim como sua concepção a respeito da EI, da importância de seu trabalho e dos desafios enfrentados. Os resultados mostraram que as assistentes apresentam algumas convergências na forma de conceber o trabalho na EI, tais como, a importância da afetividade e da maternagem na escolha da profissão, a falta de formação específica para o trabalho com crianças pequenas, a dicotomização dos processos de cuidar e educar nas instituições de EI, a busca por melhor formação e condições de trabalho.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Labarce, E. C., & de Oliveira MACÁRIO , M. (2023). A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE APOIO EM SIDROLÂNDIA/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8892

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)