A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE APOIO EM SIDROLÂNDIA/MS
Palavras-chave:
maternagem, trabalho docente, assistentes de salaResumo
O presente trabalho teve como objetivo um aprofundamento teórico a respeito da Educação Infantil (EI), em que se procurou conhecer as concepções das assistentes de sala (profissionais de apoio) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Sidrolândia/MS a respeito do seu trabalho. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada cujos dados permitiram levantar um perfil das profissionais, assim como sua concepção a respeito da EI, da importância de seu trabalho e dos desafios enfrentados. Os resultados mostraram que as assistentes apresentam algumas convergências na forma de conceber o trabalho na EI, tais como, a importância da afetividade e da maternagem na escolha da profissão, a falta de formação específica para o trabalho com crianças pequenas, a dicotomização dos processos de cuidar e educar nas instituições de EI, a busca por melhor formação e condições de trabalho.
Referências
ARANDA, Silvana Maria. Um olhar implicado sobre o mal-estar docente. 2007. 149f. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 23 dez. 1996
CERISARA, Ana Beatriz, Professoras de Educação Infantil entre o feminino e o profissional – São Paulo: Cortez, 2002 (coleção Questões de Nossa Época).
MARTINS, Silvia Maria. O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da educação especial. 2011. 168f. Dissertação. (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
OLIVEIRA, Zilma De Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Florianópolis, UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1999.
SILLER, Rosali Rauta; CÔCO, Valdete. O ingresso de profissionais na educação infantil: o que indicam os editais dos concursos públicos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 31., Caxambu, 2008. Anais... Caxambu: ANPEd, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional Petrópolis: Vozes, 2002.
VIEIRA, Lívia Fraga; OLIVEIRA, Tiago Grama. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão [online]. 2013, 46(32), 131-154