Contribuições freireanas para formação de professores

uma investigação dos PPC dos cursos de licenciatura da UEMS/Dourados

Autores

  • Kaori Aparecida Aoyama UEMS

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

O presente trabalho almeja desvelar o lugar de Paulo Freire para formação inicial de professores, tendo como objetivo, investigar a presença dos aportes freirianos nas licenciaturas. Para isso, elege a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) buscando localizar a existência de disciplinas, conteúdos e obras de Paulo Freire nas licenciaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Dourados. Além de, apontar as contribuições freirianas a partir de um levantamento teórico realizado por meio de repositórios bibliográficos, e de algumas obras de Paulo Freire, relacionados com a formação de docentes e de suas práticas enquanto educadores progressistas. Para tanto, recorre à abordagem qualitativa e lança mão da pesquisa documental, tendo como corpus de análise dos PPC de licenciaturas da UEMS/Dourados. A partir desse exame foi possível observar que parte significativa das licenciaturas pertencentes a Unidade Universitária de Dourados/MS traz em seus currículos pelo ou menos uma obra produzida pelo autor, a predominância da abordagem dessas obras compete as licenciaturas das Ciências Humanas sendo encontradas produções freireanas nas disciplinas de Didática, História e Filosofia da Educação. Já nas licenciaturas da área de Exatas, apenas o curso de Física apresenta três obras de Freire localizadas nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, Didática e História e Filosofia da Educação. Depreende-se que se faz necessária a ampliação de conceitos e obras do autor nos cursos de licenciaturas com vistas à promoção de uma formação humana e emancipatória.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Aoyama, K. A. (2023). Contribuições freireanas para formação de professores: uma investigação dos PPC dos cursos de licenciatura da UEMS/Dourados. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8891

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