PROCESSO DE LEITURA: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LITERATURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Isadora Sanches Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Livro didático, processo de leitura, compreensão, interpretação

Resumo

O presente artigo descreve uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa II do curso de Letras, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O objetivo principal do estudo é analisar como as atividades de literatura desenvolvem as etapas de compreensão e interpretação dos estudantes do Ensino Médio. O livro didático "Se liga nas linguagens: Português" é utilizado para a análise. O capítulo teórico do artigo aborda as etapas do processo de leitura na área da literatura. De acordo com a visão psicolinguística, essas etapas são: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. A decodificação refere-se ao reconhecimento dos signos linguísticos, enquanto a compreensão envolve a conexão, reconhecimento dos assuntos principais e realização de inferências. A interpretação consiste na análise crítica do texto, podendo variar de acordo com as informações implícitas. Já a retenção diz respeito à capacidade de lembrar e armazenar as informações obtidas pela leitura. No capítulo analítico, são apresentados os 15 capítulos da área da literatura, abordados no livro didático. A maioria dos exercícios foca na etapa de compreensão, direcionando os alunos a buscar as respostas no próprio texto, deixando de lado a capacidade interpretativa. Alguns exercícios confundem compreensão e interpretação, tratando-os como sinônimos. Apesar disso, há atividades que desenvolvem ambas as habilidades, porém, em menor quantidade e com direcionamento. A pesquisa evidencia a importância de aprimorar as atividades de literatura no Ensino Médio, promovendo uma abordagem que desenvolva tanto a compreensão quanto a interpretação dos estudantes, incentivando uma leitura mais crítica e reflexiva.

 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. MEC/SEB. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.

CABRAL, Leonor Scliar. Processos psicolingüísticos de leitura e a criança. Letras de Hoje, 19(1):7-20, 1986.

MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. Campo Grande-MS: SED, 2021. Disponível em https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Curriculo-Novo-Ensino-Medio-v1.1.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.

MENEGASSI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Maringá: UNIMAR, 1995.

ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas linguagens: Português. São Paulo: Moderna, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – habilitação Português/Inglês. Dourados, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1zdQLxEbhMgUTF3-6oa-9KzVd6G2ej5XN. Acesso em 16 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Sanches, I. (2023). PROCESSO DE LEITURA: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LITERATURA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8890