AS NOVAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES E O FAZER DOCENTE
Palavras-chave:
Semiótica discursiva. Formação docente. Orientações Curriculares.Resumo
Este trabalho situa-se no âmbito das pesquisas relacionadas a uma semiótica e tem em vista a utilização dos fundamentos semióticos para a problematização e análise das significações construídas em textos/interações do domínio escolar. Neste artigo apresentaremos reflexões em torno de documentos e de práticas docentes que têm sofrido alterações com as novas orientações curriculares, sobretudo após a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Para atender nossa proposta, utilizamos uma abordagem qualitativa, documental e de campo. O corpus é composto por documentos que intervêm no trabalho docente, a Base e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, e por entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. A semiótica discursiva é a base teórica principal do trabalho, a partir de seus princípios analisamos aspectos que se sobressaem na construção dos sentidos em interação, também contamos com leituras do campo da educação que nos ajudam a compreender o contexto político educacional atual. A análise dos dados mostra, entre outras coisas, a visão neoliberal de ensino/formação e, dentro disso, um movimento guiado por determinações que incidem sobre o trabalho do professor, direcionam o fazer/ser docente numa lógica que facilita o controle de suas ações.
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