AS NOVAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES E O FAZER DOCENTE

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti UFGD

Palavras-chave:

Semiótica discursiva. Formação docente. Orientações Curriculares.

Resumo

Este trabalho situa-se no âmbito das pesquisas relacionadas a uma semiótica e tem em vista a utilização dos fundamentos semióticos para a problematização e análise das significações construídas em textos/interações do domínio escolar. Neste artigo apresentaremos reflexões em torno de documentos e de práticas docentes que têm sofrido alterações com as novas orientações curriculares, sobretudo após a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Para atender nossa proposta, utilizamos uma abordagem qualitativa, documental e de campo. O corpus é composto por documentos que intervêm no trabalho docente, a Base e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, e por entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. A semiótica discursiva é a base teórica principal do trabalho, a partir de seus princípios analisamos aspectos que se sobressaem na construção dos sentidos em interação, também contamos com leituras do campo da educação que nos ajudam a compreender o contexto político educacional atual. A análise dos dados mostra, entre outras coisas, a visão neoliberal de ensino/formação e, dentro disso, um movimento guiado por determinações que incidem sobre o trabalho do professor, direcionam o fazer/ser docente numa lógica que facilita o controle de suas ações.

 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo, território em disputas. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 48-59, jun. 2014. Disponível em: https://encr.pw/5ptUn. Acesso em: 20 jan. 2023.

GREIMAS, A. J. Pour une sémiotique didactique. Le Bulletin du Groupe de Recherches sémio-linguistiques (EHESS). Institut de la Langue Française (CNRS), n. 7, p. 3 – 8, 1979.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Lima Dias et.al. São Paulo: Contexto, 2008.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

LIBÂNEO. José Carlos. Finalidades Educativas Escolares em Disputa, Currículo e Didática. In: Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. [Ebook] /organizadores, José Carlos Libâneo ... [et al.] – Goiânia: Gráfica UFG, 2019. 262 p. : il. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe/fichatecnica.html. Acesso em: 20 jan. 2023.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo de Referência de ensino de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande: SED, 2019.

MIQUELETTI, Eliane Aparecida; ZAGO, Larissa Nugoli. Considerações sobre a semiótica na BNCC: do documento ao discurso da professora. EntreLetras, Araguaína. V.3, n. 3, set.-dez. 2022, 2023, p.235–264. Disponível em: https://l1nq.com/FqHDf. Acesso em: 30 jan.2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p.16-35.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Miqueletti, E. A. (2023). AS NOVAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES E O FAZER DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8889

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)