ESTÁGIO REMUNERADO: FORMAÇÃO OU TRABALHO PRECARIZADO?

Autores

  • Solayne Pereira Freitas Xer UEMS
  • Andréia Nunes Militão UEMS- PPGEdu/FAED/UFGD

Palavras-chave:

Formação de Professores., Estágio Curricular Não Obrigatório., Estágio Remunerado.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho deriva de pesquisa de Iniciação Científica[1] e tem por objetivo apresentar as concepções do estágio remunerado na visão de estagiárias vinculadas ao curso de Pedagogia de três universidades públicas de Mato Grosso do Sul: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa e recorre a entrevista semiestruturada para recolha de dados. Utilizou-se como referencial teórico: Pimenta e Lima (2005-2006), Pimenta (2012), Paiva e Costa (2017) e referencial metodológico Belei et al (2008) e André (2001). Concluímos que o estágio remunerado não se configura como um processo formativo, uma vez que não cumpre nem os dispositivos legais nem as práticas formativas, sendo uma alternativa econômica para as acadêmicas conseguirem permanecer estudando nas Instituições de Educação Superior (IES) públicas pesquisadas.

 

[1] O ESTÁGIO REMUNERADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: REPERCUSSÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, 01/08/2020 a 01/08/2021, PIBIC UEMS 2020.

Biografia do Autor

Andréia Nunes Militão, UEMS- PPGEdu/FAED/UFGD

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 ? bolsa FAPESP. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso e supervisiona pós-doutoramento. Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. 

Referências

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Fontes

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pereira Freitas Xer, S., & Nunes Militão, A. (2023). ESTÁGIO REMUNERADO: FORMAÇÃO OU TRABALHO PRECARIZADO?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8888

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